Atitude, saúde e bem viver. Os três conceitos direcionam as ações em benefício dos mais de 500 servidores públicos que trabalham na sede da Secretaria de Estado de Saúde. Nesta terça-feira, 2, o programa Saúde do Servidor lançou mais um serviço que compõe, há um ano, as atividades em benefício desses profissionais. A partir da próxima semana, clínicos-gerais, nutricionistas, psicólogo, orientador físico e fisioterapeuta farão parte da equipe que atenderá esses servidores dentro do prédio da Sesacre.
Esse trabalhador apresentava um nível elevado de estresse, problemas de coluna, dores nas articulações e altas taxas de glicose e colesterol, segundo relata a coordenadora do programa Ana Maria Alves, informando que uma pesquisa recente aponta melhora no quadro geral de saúde dos funcionários. Atualmente, os trabalhadores participam de ginástica laboral duas vezes por dia, ginástica aeróbica no fim do expediente três vezes por semana, hidroginástica e atividades de lazer, meditação, humanização e socialização, como o Arraial da Sesacre, que envolveu pessoas de todos os setores na organização do evento.
O secretário adjunto de Atenção à Saúde, Amsterdam Sandres, responsável pelo Saúde do Servidor, lembra que o atendimento clínico aos trabalhadores da Sesacre é um serviço que representa na prática o que os programas de saúde implementados pelo Estado pregam: mais qualidade de vida e o bem-estar de todos. Para 2013 há previsão para a formalização de parcerias para oferecer academias de ginástica, entre outros serviços de saúde.
Semana do servidor – De 22 a 27 deste mês, uma programação elaborada entre secretarias de governo irá oferecer diversas atividades pelo Dia do Servidor, comemorado em 28 de outubro. No dia 24, os trabalhadores da Sesacre terão aferição de pressão, acompanhamento com nutricionista, testes rápidos de diabetes, HIV e hepatites, exame de PCCU e mamografia (a mulher será encaminhada ao Cecon) entre outros serviços de saúde que serão estendidos ainda para a Secretaria de Habitação e Interesse Social (Sehab), Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) e Polícia Militar.