O Governo do Estado do Acre, por meio da Diretoria de Modernização Administrativa (DMA) da Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan), foi no mês de setembro um dos finalistas da quadragésima edição do Seminário Nacional de TIC para a Gestão Pública (Secop 2012), com o projeto Gestão de Recursos Públicos do Acre (GRP), na categoria e-Administração Pública. O evento foi realizado na cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul, e o Acre foi o único representante da Região Norte a chegar à final do prêmio.
O Projeto Sistema de Gestão de Recursos Públicos do Acre busca controlar as compras desde a solicitação do material, passando pelo processo de compras, contratos e almoxarifado ou patrimônio. Nas empresas particulares os controles de Estoque, Patrimônio e Compras há muito tempo dispensam cuidados especiais e exclusivos. Já no ambiente Governamental essa realidade é bem diferente. Os governos vêm mudando essa cultura e têm buscado um maior controle de suas compras e estoques e a motivação para isso vem principalmente da facilidade que as Tecnologias da informação e Comunicação (TICs) trazem para execução deste controle.
Outras motivações são as necessidades cada dia mais crescentes de se possuir relatórios atualizados e que venham auxiliar na tomada de decisão e informações que possibilitem a construção de uma política de compras inteligente, com planejamento, controle de pontos de resuprimento e consequente economia de tempo e dinheiro.
Para o coordenador do Departamento de Desenvolvimento Institucional da DMA e coordenador do projeto GRP, Vander Nicácio, esse projeto é estratégico, por causa do controle que ele exerce sobre o almoxarifado e do patrimônio. “Ele possibilita que o gestor tenha um controle mais eficaz e transparente da sua gestão, de patrimônio e de almoxarifado. Facilitando o planejamento e o controle de suas aquisições”, disse Nicácio.
Sobre o GRP
No Estado do Acre temos editais de compras, informações sobre Licitações disponibilizadas de forma eletrônica mais ainda não tínhamos um sistema de compras totalmente eletrônico e foi esse objetivo do Projeto Sistema de Gestão de Recursos Públicos do Acre que busca controlar as compras desde a solicitação do material passando pelo processo de compras, contratos e almoxarifado ou patrimônio.