Ministério da Saúde capacita docentes para Atenção Humanizada aos Recém-Nascidos de Baixo Peso

O Ministério da Saúde (MS), por meio da secretaria de Estado de Saúde, está realizando a capacitação “Atenção Humanizada aos Recém-Nascidos de Baixo Peso”, conhecida por “Método Canguru”. O curso teve início nesta segunda, 1, e vai até sexta-feira, 5, no auditório da Maternidade Bárbara Heliodora.

Cerca de 30 profissionais participam da capacitação do Método Canguru (Foto: Assessoria Sesacre)

Cerca de 30 profissionais participam da capacitação do Método Canguru (Foto: Assessoria Sesacre)

 

De acordo com a enfermeira técnica da área de Saúde da Criança, Priscylla Nunes, participam da capacitação cerca de 30 pessoas, entre profissionais e docentes que atuam na área da saúde nas instituições de ensino superior do Acre. “Estamos mostrando toda a metodologia do Método Canguru para que os educadores possam aplicar o conteúdo na grade curricular dos alunos, e os preceptores, na residência médica”, afirma.

Susane Menezes (acima) e Mirelly Resende (Foto: Assessoria Sesacre)
Susane Menezes (acima) e Mirelly Resende (Foto: Assessoria Sesacre)

“O Ministério da Saúde está desenvolvendo esse trabalho em todos os Estados brasileiros que possuem universidades com cursos na área de saúde. É a segunda vez, em 2012, que venho ao Acre para falar sobre essa metodologia. Em um primeiro momento, o MS esteve aqui para implantar o Método Canguru. Agora estamos capacitando os educadores dos cursos de graduação em saúde, para que possam entender a importância do trabalho que é feito com a mãe e o recém-nascido prematuro”, explica a consultora técnica do ministério, Susane Menezes.

Segundo a fisioterapeuta e educadora física Mirelly Resende, “a capacitação vem fortalecer ainda mais as grades de ensino de cada curso da área de saúde com a implantação do Método Canguru nas disciplinas. Além disso, aprendemos a auxiliar as mães nessa primeira fase no nascimento do bebê de baixo peso, que chega a ficar cerca de três meses no hospital”, enfatiza.

As instituições que apoiam o Método Canguru e participam do curso são: Faculdade Meta (Fameta), Faculdade Integrada Ruy Barbosa (Firb/Faao), União Educacional do Norte (Uninorte) e Polo de Ensino Superior de Cruzeiro do Sul.

{xtypo_rounded2}

(Foto: Google Imagens)

Conheça o Método Canguru

É um tipo de assistência neonatal que implica contato pele a pele entre a mãe e o recém-nascido de baixo peso, de forma crescente e pelo tempo que ambos entenderem ser prazeroso e suficiente, permitindo que os pais participem mais do cuidado ao bebê.

A posição canguru, idealizada na Colômbia em 1979, consiste em manter o recém-nascido de baixo peso ligeiramente vestido na posição vertical contra o peito do adulto.

Só são considerados Método Canguru os sistemas que permitam o contato precoce, realizado de maneira orientada, por livre escolha da família, segura e acompanhada de suporte assistencial por uma equipe de saúde adequadamente treinada.

{/xtypo_rounded2}

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter