Associação dos Procuradores promove curso que introduz a cultura “coaching” no serviço público

O curso ocorre na Sala de Treinamento do Cejur e tem contado com efetiva participação de membros e servidores da Procuradoria-Geral do Estado, Tribunal de Justiça, Ministério Público e Tribunal de Contas do Estado (Foto: Assessoria PGE)

O curso ocorre na Sala de Treinamento do Cejur e tem contado com efetiva participação de membros e servidores da Procuradoria-Geral do Estado, Tribunal de Justiça, Ministério Público e Tribunal de Contas do Estado (Foto: Assessoria PGE)

A Associação dos Procuradores do Estado do Acre (Apeac), em parceria com o Centro de Estudos Jurídicos da Procuradoria-Geral do Estado do Acre (Cejur), está realizando desde o início desta semana o curso “Introduzindo a cultura coaching no serviço público: esfera pública, ética, liderança e perfil profissional”, sob a responsabilidade do Procurador do Estado, Luciano José Trindade. O curso ocorre na Sala de Treinamento do Cejur e tem contado com efetiva participação de membros e servidores da Procuradoria-Geral do Estado, Tribunal de Justiça, Ministério Público e Tribunal de Contas do Estado.

De acordo com o facilitador do curso, Procurador Luciano José Trindade, o curso busca difundir uma visão sobre a importância das pessoas no serviço público, homogeneizando os conhecimentos dos participantes sobre os conceitos fundamentais da esfera pública, os fundamentos da ética e seus desafios no serviço público, os princípios e a metodologia do coaching, moderna ferramenta de aprimoramento profissional e pessoal.  Reflete ainda sobre a capacidade do líder “coach” para promover a motivação e desenvolvimento das pessoas e a importância do envolvimento dos servidores públicos na construção e afirmação dos valores pessoais e institucionais.

Procuradora-chefe da Cejur, Marize Singui, o presidente da Apeac, Cristovam Pontes e o facilitador do curso, Luciano José Trindade (Foto: Assessoria PGE)

Procuradora-chefe da Cejur, Marize Singui, o presidente da Apeac, Cristovam Pontes e o facilitador do curso, Luciano José Trindade (Foto: Assessoria PGE)

“O pressuposto desse pensamento é de que o autoconhecimento, a conduta e o perfil profissional dos servidores públicos são fundamentais para a qualidade e excelência do serviço público, conjugando aspectos que vão além da capacidade técnica, tais como a habilidade nas relações interpessoais e ao discernimento moral e comportamental”, explica Trindade.

A realização do curso somente foi possível através de um Convênio entre a Apeac, por meio de seu presidente, Cristovam Pontes de Moura, e do Cejur, por sua procuradora-chefe, Marize Anna Singui.

“Essa parceria é muito importante, uma vez que possibilita a realização de cursos dessa qualidade pela Associação dos procuradores com o apoio do Cejur da PGE, um órgão de reconhecido prestígio em nossa comunidade jurídica”, afirmou Cristovam Moura.

O que é o “Coaching”?

“Coach”, no inglês, significa o técnico em modalidades esportivas. É aquele que orienta. motiva, mas não joga. Coaching é um processo que utiliza técnicas, ferramentas e recursos de diversas ciências, com a finalidade de promover o aprimoramento pessoal e profissional, focado em resultados extraordinários.

Algumas pessoas dizem que Coaching é ciência, mas na realidade é um mix de recursos e técnicas que funcionam em ciências do comportamento (psicologia, sociologia, neurociências) e de ferramentas da administração de empresas, esportes, gestão de recursos humanos, planejamento estratégico e outros.

É um processo que produz mudanças positivas e duradouras. Conduzido de maneira confidencial, individualmente ou em grupo, o “Coaching” é uma oportunidade de visualização clara dos pontos individuais, de aumento da autoconfiança, de quebrar barreiras de limitação, para que as pessoas possam conhecer e atingir seu potencial máximo e alcançar suas metas.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter