Marco Brandão, do IDM, participa do programa “Fala, Secretário”

Na manhã desta terça-feira, 25, o diretor-presidente do Instituto Dom Moacyr (IDM), Marco Brandão, foi o entrevistado do “Fala, Secretário”. O programa é exibido ao vivo pela TV e Rádio Aldeia e transmitido pela Rádio Difusora Acreana para os 22 municípios do Estado.

Todo o campo de atuação do IDM foi abordado durante a entrevista: a formação da instituição, as escolas que o instituto possui e as que serão construídas, os programas que estão em andamento, as áreas de atuação, os cursos a serem ofertados e o público-alvo.

“O IDM realiza um trabalho em conjunto com todas as demais secretarias de governo nos 22 municípios do Acre. No programa, nosso trabalho é procurar extinguir a pobreza e a miséria no Estado, que ainda atingem 28% da população. Essas pessoas precisam, e muito, de cursos de qualificação profissional. Mas o importante não é somente ofertar um curso, mas também dar condições de trabalharem após sua conclusão. Nesse sentido, o governo do Acre possui um diferencial, que é justamente primar pelo trabalho conjunto das secretarias: depois de serem certificadas pelo IDM, as pessoas recebem material de trabalho por meio da Secretaria de Pequenos Negócios (SEPN), e, assim, conquistam sua autonomia, nem sequer dependendo de patrões. Elas se tornam microempreendedoras. O governo tem todo um processo de acompanhamento para esses empreendimentos”, relatou Brandão.

O diretor-presidente do IDM falou também dos cursos específicos para a área da saúde, ofertados pela Escola Técnica em Saúde Maria Moreira da Rocha, e da adesão do IDM ao Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), que vai viabilizar a oferta de mais de sete mil vagas até o fim deste semestre. “O Pronatec é um dos nossos principais programas no momento. É uma iniciativa do governo federal que vem ao encontro de nossas necessidades aqui no Acre, que é tirar a população da pobreza e oferecer-lhe qualidade de vida. O Pronatec atinge exatamente esse público.”

Durante a entrevista, foram reafirmados o compromisso do IDM com a população acreana e a gratuidade de todos os cursos ofertados. Quem quiser conhecer um pouco mais sobre a instituição é só acessar o site: www.idm.ac.gov.br.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter