Pacientes de marcapassos recebem atendimento nos dias 26 e 27 de setembro

A equipe do Hospital Real Português de Pernambuco (HRPP), referência no país na área de cirurgia cardíaca, estará em Rio Branco nos dias 26 e 27 deste mês (quarta e quinta-feira), realizando atendimento aos pacientes portadores de marcapassos. O atendimento ocorre no Hospital das Clínicas de Rio Branco em dois turnos (manhã e tarde).

Nesses dois dias serão atendidos os pacientes que residem em Rio Branco e nos municípios vizinhos. A equipe do Departamento de Tratamento Fora de Domicílio (TFD) vai entrar em contato com os pacientes para informá-los sobre o agendamento.

Em todo o Estado, 220 pessoas são portadoras de marcapassos. Durante as avaliações é verificado se há necessidade de trocar o gerador do aparelho, evitando que o paciente fique sem o auxílio para permitir que o coração volte a contar com um número de batimentos eficientes.

Segundo a gerente do TFD, Ediná Monteiro, a equipe é especializada e há mais de três anos desenvolve esse trabalho no Acre, realizando dois mutirões de avaliação de marcapasso por ano, com a média de atendimento de 190 pacientes. “A vinda desses profissionais já é rotina para os pacientes que usam o aparelho, mas caso ocorra alguma emergência, se os médicos do Estado diagnosticarem a necessidade de algum paciente realizar implante de marcapasso, a equipe é comunicada e vem de imediato”, afirma Ediná.

A finalidade do projeto é oferecer comodidade aos pacientes. Com a visita dos profissionais é possível continuar o tratamento dos pacientes cardíacos que fazem uso de aparelho, avaliar as condições dos equipamentos já implantados e, caso haja necessidade, realizar implantes em outros pacientes.

O serviço é parte das ações desenvolvidas pelo governo do Acre para a melhoria do atendimento oferecido aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) na área de cirurgia cardíaca e acompanhamento de pacientes que usam marcapasso.

“A iniciativa do governo é favorável aos pacientes, uma vez que eles não precisam se deslocar de seu domicílio e podem realizar o tratamento perto da família. Além disso, existe o contato direto com equipe médica”, finaliza a gerente. Caso haja alguma dúvida, o paciente pode entrar em contato pelos telefones 3215-2765 ou 3215-2764 e falar com o enfermeiro Pablo.

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