Presidente do TRE entrega plano de segurança integrada para o dia das eleições ao governador

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC), desembargador Pedro Ranzi, e o vice-presidente e corregedor regional eleitoral, desembargador Roberto Barros, entregaram na manhã  desta sexta-feira, 21, ao governador Tião Viana, o Planejamento Integrado de Segurança Pública para as Eleições 2012.

O governador Tião Viana garantiu total apoio a TRE para as eleições 2012 (Foto: Sérgio Vale/Secom)

O governador Tião Viana garantiu total apoio a TRE para as eleições 2012 (Foto: Sérgio Vale/Secom)

“Viemos também agradecer ao governador Tião Viana pelo trabalho da Polícia Militar. A expectativa é de que haja um pleito tranquilo, com incidentes pontuais dentro da normalidade, e que não seja necessário o uso das Forças Armadas. O Estado vive uma situação de paz, sob controle e cada um em sua competência, sem sobreposição de funções, o que é necessário para o processo”, disse Ranzi.

O governador Tião Viana garantiu total apoio a TRE. “A responsabilidade pela segurança nas eleições é do TRE, mas as instituições têm a obrigação de ajudar e estamos à disposição. A ministra Carmem Lúcia tem mediado a cooperação institucional em todos os Estados, o que pode evitar o uso das Forças Armadas”, comentou.

O TRE solicitou do governo o uso dos carros oficiais e do helicóptero Harpia 01, que ficará à disposição caso seja necessário o uso. Além das polícias Civil e Militar, que estarão  presentes em todos os municípios, da Defensoria Pública, do Ministério Público, do Corpo de Bombeiros e das polícias Federal e Rodoviária Federal, também participará do plano integrado de segurança pública nas eleições a Fundação Nacional do Índio (Funai). “Há casos em que os caciques não permitem a entrada das urnas e dos policiais nas aldeias, e a Funai vai nos ajudar nessas questões indígenas”, explicou Ranzi.

No dias das eleições – 7 de outubro -, todo o efetivo das polícias Civil, Militar, Federal, Rodoviária Federal e Corpo de Bombeiros fica à disposição do TRE.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter