Oficinas de transmídia por Edgar Franco, o Ciberpajé, na Bienal da Floresta

O artista multimídia e quadrinista premiado Edgar Franco, o Ciberpajé, ministra hoje e amanhã, 19, duas oficinas na Tenda Bolha da Bienal da Floresta. As oficinas são coordenadas pela jornalista Andréa Zilio, secretária Adjunta de Comunicação, e por Fábio Carvalho, coordenador de ensino dos Telecentros da Diretoria de Modernização Administrativa. Os encontros acontecem a partir das 19h45.

Na primeira oficina, ‘HQ, histórias em quadrinhos eletrônicos’, será apresentado um panorama geral da relação entre o HQ e o universo das primeiras histórias em quadrinhos criadas em computador. A oficina também vai abordar o surgimento das histórias em quadrinhos híbridas, que utilizam elementos possibilitados pela hipermídia, com animação, trilha sonora, diagramação dinâmica, interatividade e multilinearidade, onde há mistura de elementos da animação e a história acaba virando um jogo.

Já a oficina ‘Criação de Universos Ficcionais Transmídia’, falará sobre transmídia, utilizando o exemplo de criação de um universo ficcional que se utiliza de conceitos hipertecnológicos para a sua criação. “Irei apresentar exemplos desse  universo nas múltiplas mídias:  HQ,  animação,  vídeos,  performance, game e vídeo clipe”, explicou Edgar Franco.

Edgar Franco é pós-doutor em Arte e Tecnociência (UnB), doutor em Artes (USP), mestre em Multimídia (Unicamp), mora em Goiânia onde  é professor do  doutorado em Arte  e Cultura Visual da  Universidade Federal de Goiânia (UFG).

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter