O Departamento Estadual de Trânsito (Detran), por meio da 1ª Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) de Cruzeiro do Sul, realizou nesta quinta-feira, 10, no Teatro dos Náuas, a abertura da Campanha de Educação de Trânsito 2016 do município.
O evento contou com a participação de mais de 550 estudantes de sete escolas do município. A temática escolhida este ano foi: “Educação Muda a Consciência e Transforma o Trânsito”. A campanha tem o apoio do governo do Estado e da Câmara Municipal. A meta é atingir todas as escolas da rede pública e particular do Vale do Juruá.
“Nosso objetivo é atingir crianças e adolescentes com ações educativas para formar uma geração de pedestres, ciclistas e condutores mais prudentes no trânsito”, afirmou o gerente da 1ª Ciretran de Cruzeiro do Sul, Valdeci Dantas.
Segundo o diretor-geral do Detran, Pedro Longo, é uma prioridade do órgão atender as instituições de ensino do estado. “A educação para o trânsito está entre os eixos centrais do Detran. Em 2015, atingimos em todo o estado mais de 107 mil pessoas com diversas atividades de conscientização, a fim de que o trânsito se torne mais seguro”, ressaltou.
Na ocasião, a cadeirante Maria da Glória, vítima de acidente de trânsito, contou sobre sua experiência de ter sobrevivido a um acidente em que quatro adolescentes morreram. “Todas as pessoas que estavam no veículo tinham ingerido bebida alcoólica. E eu estou em uma cadeira de rodas, por ter sido irresponsável. Hoje, esses jovens terão a oportunidade de tomar uma decisão diferente da minha, a partir dos ensinamentos da Campanha de Educação de Trânsito”, relatou.