Governo repactua acordo para melhorias de ramais com produtores rurais

Representantes do Governo do Acre estiveram reunidos na manhã desta segunda-feira, 17, com mais de 130 presidentes de associações de produtores rurais de Rio Branco (Foto: Angela Peres/Secom)

Representantes do governo do Acre estiveram reunidos na manhã desta segunda-feira, 17, com mais de 130 presidentes de associações de produtores rurais de Rio Branco (Foto: Angela Peres/Secom)

Representantes do governo do Acre estiveram reunidos na manhã desta segunda-feira, 17, com mais de 130 presidentes de associações de produtores rurais de Rio Branco. O encontro, que aconteceu no auditório da Federação dos Trabalhadores Rurais do Acre (Fetacre), foi uma maneira de o governo repactuar as prioridades dos serviços na área rural do Estado, principalmente na abertura e melhoria de ramais.

Com o fim do verão próximo e o período de chuvas chegando, os presidentes das associações estabeleceram uma lista de prioridades que também corresponde ao que foi acertado entre eles e o governo em maio deste ano. O vice-governador, César Messias, esteve presente ao evento e garantiu o apoio aos produtores, lembrando que nesse momento, o Acre aumentou bastante sua produção rural e que com isso as demandas dos ramais também aumentaram. Segundo ele, o Acre vai produzir ainda mais, e essa produção virá dos produtores rurais, através do trabalho deles e dos incentivos que estão dando.

Ocirodo Júnior disse que a partir do ano que vem o governador Tião Viana decidiu que os investimentos nos ramais serão feitos seguindo os moldes do Ruas do Povo (Foto: Angela Peres/Secom)

Ocirodo Júnior disse que a partir do ano que vem o governador Tião Viana decidiu que os investimentos nos ramais serão feitos seguindo os moldes do Ruas do Povo (Foto: Angela Peres/Secom)

Segundo Ocirodo Oliveira Junior, representante do Departamento de Estradas e Rodagem (Deracre), o governo juntou em março todos os órgãos ligados à produção, com os representantes do Incra e Ministério do Desenvolvimento Agrário, para darem prioridade a todos os ramais que precisam de melhoramento, abertura e, em alguns casos, piçarramento. “A malha de ramais no Acre é de 12.600 quilômetros, e só em Rio Branco são 5.500 quilômetros de ramais. Até o dia 24 de agosto nós já contabilizamos 3.800 quilômetros de ramais melhorados e pretendemos fechar esse número até o fim do verão, contando que as chuvas não cheguem antes do previsto”, conta Ocirodo.

Para isso, as equipes do Deracre estão se desdobrando e lutando contra o tempo. O órgão também contratou equipamentos terceirizados para dar conta do trabalho. Ocirodo Júnior também fez questão de lembrar que a partir do ano que vem o governador Tião Viana decidiu que os investimentos nos ramais serão feitos seguindo os moldes do Ruas do Povo, além de todos os investimentos em aquisição de grãos, mecanização agrícola e na área de criação de animais.

Os trabalhadores também aproveitaram o momento para agradecer os inúmeros investimentos do governo no setor (Foto: Angela Peres/Secom)

Os trabalhadores também aproveitaram o momento para agradecer os inúmeros investimentos do governo no setor (Foto: Angela Peres/Secom)

O presidente da Fetacre, Manoel Cumaru, conta como é importante reunir representantes do governo de departamentos e secretarias, além de instituições como o Deracre, Secretaria de Produção Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof), Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Luz para Todos, Central Única dos Trabalhadores (CUT) e outras. “A gente discutiu já bastante parte das ações do passado. Essa é apenas uma maneira de alinhar tudo no momento final do verão, para que as preocupações sejam diminuídas.”

Os trabalhadores também aproveitaram o momento para agradecer os inúmeros investimentos do governo no setor, principalmente em equipamentos e maquinário para a agricultura, além das áreas de piscicultura, ovinocultura e suinocultura.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter