Instituto Socioeducativo do Acre debate saúde dos adolescentes em conflito com a lei

A saúde dos adolescentes em conflito com a lei é discutido em curso pactuado pelo Plano Operativo Estadual (POE), no Centro Integrado de Ensino e Pesquisa em Segurança Pública (CIEPS), nesta sexta-feira, 14. O Instituto Socioeducativo do Acre faz parceria com as Secretarias Estadual e Municipal de Saúde para capacitar profissionais das medidas socioeducativas.

“A proposta do curso é fortalecer a linha de atenção integral da saúde do adolescente não só em medida, mas para todos. Estamos nos preocupando com a saída desse jovem da unidade e na sua volta para casa”, explica a assistente social e coordenadora do curso, Darnyclay Almeida.

Segundo as diretrizes do Ministério da Saúde, o curso tem extensão universitária de 120 horas/aula, estruturado em três módulos: fundamentação teórica e formação da equipe; oficinas de estudos de caso; prática supervisionada em subgrupos.

Para o socioeducador Francisco de Assis Maia de Souza, todos os assuntos abordados na capacitação interagem bem com a realidade dentro das unidades. “Conhecimento é sempre bom. Estamos estudando a rede para melhorar o atendimento socioeducativo. E o POE engloba tudo: saúde, direitos, comportamento. Estamos tendo contato com algo que desconhecíamos e que vai auxiliar no nosso dia a dia dentro das unidades”, afirma.

Para o presidente do ISE, Henrique Corinto, o POE é mais um aliado da socioeducação e extremamente necessário na execução das medidas. “O curso contribui para o conhecimento dos profissionais da área socioeducativa. A ideia é implantar um mecanismo que propicie capacitação continuada para esses profissionais”.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter