O grupo de trabalho formado por membros da Associação Nacional do Detrans (AND) e Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) realizou na quinta-feira, 13, em Brasília, a primeira reunião para tratar sobre a regulamentação nacional de gravame.
Na oportunidade, os diretores e técnicos presentes fizeram a exposição das problemáticas enfrentadas em decorrência do assunto nos Estados e estabeleceram algumas diretrizes na busca de soluções. A empresa CETIP apresentou ainda o modelo de sistema atual utilizado pelos Estados.
Na próxima reunião do GT marcada ainda para o mês de setembro, serão ouvidos técnicos do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), que farão a apresentação de fluxo de informações e possibilidades de construção de uma base nacional pública.
Gravame é o termo utilizado quando um veículo financiado ainda não foi todo quitado ou não está corretamente documentado junto ao banco ou à financeira. No sistema fica registrado a “intenção de gravame” até que o documento esteja regularizado.