Feira de Economia Solidária é realizada em homenagem às mulheres

A feira vai até domingo, 20, no Mercado Velho com comidas típicas, artesanato, jardinagem, brinquedos e decoração (Foto: Sérgio Vale/Secom)
Tião Viana parabenizou as mulheres nesta terça-feira (Foto: Sérgio Vale/Secom)

No mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, o governo do Estado, a prefeitura de Rio Branco e Fórum Estadual de Economia Solidária realizam, como parte da programação, uma feira de economia solidária, de 4 a 13 de março, no Mercado Velho, Centro de Rio Branco. Serão 106 expositores – 90% mulheres -, apresentando comidas típicas, além de artesanato, jardinagem, brinquedos e decoração.

E neste 8 de março, Dia da Mulher, o governador Tião Viana esteve num café da manhã para homenagear a garra de todas as mulheres.

“Desejo um dia especial para todas. A economia solidária é uma das mais lindas demonstrações da capacidade de superação do povo brasileiro, porque a maneira que temos de superar na vida e vencer é o trabalho. Contem com o governo, estamos do lado de vocês”, disse.

Segundo levantamento da Secretaria de Pequenos Negócios (SEPN), mais de 80% das pessoas que compõem a economia solidária no Acre são mulheres, número que corresponde à estatística nacional.

O secretário Henry Nogueira conta: “A feira começa hoje com um café da manhã, para valorizar a participação da mulher dentro do projeto e dos movimentos da economia solidária”.

Primeira-dama Marlúcia Cândida aproveitou para deixar uma mensagem especial a todas as mulheres empreendedoras da feira (Foto: Sérgio Vale/Secom)
Primeira-dama Marlúcia Cândida aproveitou para deixar uma mensagem especial a todas as mulheres empreendedoras da feira (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Mulheres de força

“Sejam mulheres empreendedoras”, diz Cristina Pinheiro que está há quatro anos na economia solidária (Foto: Sérgio Vale/Secom)
“Sejam mulheres empreendedoras”, diz Cristina Pinheiro, que está há quatro anos na economia solidária (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Entre as mulheres empreendedoras da feira está Cristina Pinheiro, que trabalha com comidas típicas e viu na economia solidária uma oportunidade de crescer.

“Isso aqui foi um escape para muita gente que não tinha um emprego. É uma renda que é muito boa para quem sabe trabalhar. A economia solidária é um meio que veio para nos ajudar e é bem abrangente.”

Com quatro anos nesse ramo a partir da criação da SEPN, Cristina aproveita o Dia da Mulher para chamar todas a acreditarem em si mesmas: “Que as mulheres venham a ter coragem e firmeza do que querem fazer, porque a economia solidária é mais um meio de vida e quem acreditar nisso vai dar certo. Sejam mulheres empreendedoras”.

A primeira-dama do Estado, Marlúcia Cândida, também esteve presente e aproveitou para deixar sua mensagem: “Que todas as mulheres tenham um dia iluminado, muito feliz e cheio de realizações. Que todas possam no dia de hoje refletir sobre a plenitude da vida, a paz, o amor, a harmonia, e que possamos colocar nossa força em casa, na rua e no trabalho, para fazer deste um mundo mais digno para as mulheres”.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter