Educação e Saúde promovem II Encontro Estadual do Programa Saúde na Escola

Secretário Daniel Zen fala a participantes do encontro e diz que meta do governo é levar o Programa aos 22 municípios do Acre (Foto: Mardilson Gomes/SEE)

Secretário Daniel Zen fala a participantes do encontro e diz que meta do governo é levar o Programa aos 22 municípios do Acre (Foto: Mardilson Gomes/SEE)

Integrar e articular ações da educação e saúde, proporcionando melhoria da qualidade de vida da população brasileira. Este é o objetivo do Programa Saúde na Escola (PSE), que promove nos dias 13 e 14, na sala Darcy Ribeiro, na Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE), o II Encontro Estadual do Programa Saúde na Escola. Participam do encontro representantes de 15 municípios acreanos.

O PSE contribui para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vista ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino. O público beneficiário são os estudantes da educação básica, gestores e profissionais de educação, saúde e comunidade escolar.

O secretário de Estado de Educação e Esporte, Daniel Zen, ressaltou que o governo do Estado está na vanguarda na execução das ações do programa, que funciona desde 1998, antes mesmo criação do PSE pelo governo federal, há apenas três anos. “Nossa intenção é ampliar o programa para que ele alcance os 22 municípios do Acre e atinja uma quantidade maior de alunos”, afirma.

No PSE a criação dos territórios locais é elaborada a partir das estratégias firmadas entre a escola, a partir de seu projeto político-pedagógico e a unidade básica de saúde. O planejamento dessas ações do PSE considera o contexto escolar e social, o diagnóstico local em saúde e a capacidade operativa em saúde do aluno.

A escola é a área institucional privilegiada desse encontro da educação e da saúde: espaço para a convivência social e para o estabelecimento de relações favoráveis à promoção da saúde pelo viés de uma educação integral. Esses e outros enfoques, segundo o coordenador estadual do PSE, Rutênio Sá, serão tratados durante os dois dias do encontro.

Adriana Cristina Evangelista, representando a Secretaria de Estado de Saúde, acredita que para o alcance dos objetivos e sucesso do PSE é de fundamental importância compreender que “não existe educação sem saúde nem saúde sem educação. Para termos uma população saudável, precisa-se de educação. É um grande desafio fazer do jovem o protagonista de sua história na prevenção de doenças”, comenta.

Hoje o PSE oferece atendimentos odontológico, psicológico, fonoaudiológico, pediátrico, assistência social e oftalmológico – este último para alunos do ensino médio e Mova.

“Aliado a isso, a SEE tem oferecido atendimento odontológico a alunos das escolas da zona rural situadas na Transacreana, na BR-317, na cidade de Boca do Acre (AM), em específico, as escolas das Vilas do V e do Incra e de Senador Guiomard. O PSE se apresenta para complementar programas dos governos estadual e municipal que têm como meta manter o aluno na escola, ajudando a diminuir a evasão escolar”, revela Rutênio Sá.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter