Segundo Distrito de Rio Branco recebe novo sistema de esgotamento sanitário

O governo do Acre, por meio do Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento (Depasa), está investindo mais de R$ 19 milhões na implantação de rede de recalque de 500 mm (6,4 km), rede coletora (35,4 km) e construção de oito estações elevatórias de esgoto (EEE). O investimento garante que cerca de 20 mil pessoas do Segundo Distrito sejam atendidas com sistema adequado de esgotamento sanitário.

A rede de recalque está sendo montada dentro da 4ª Ponte sobre o Rio Acre (Fotos: Assessoria Depasa)

A rede de recalque está sendo montada dentro da 4ª Ponte sobre o Rio Acre (Fotos: Assessoria Depasa)

A rede de recalque possui uma estrutura específica que está sendo montada no espaço interno da 4ª Ponte sobre o Rio Acre para alcançar o sistema do Primeiro Distrito, que encaminha o esgoto à estação de tratamento (ETE) São Francisco. A rede de recalque será ativada somente quando as estações elevatórias estiverem prontas para bombear os efluentes recebidos.

As oito EEEs estão sendo construídas entre os bairros Santa Inês, Areal, Recanto dos Buritis, Seis de Agosto, Cidade Nova, Quinze e Comara. A previsão de conclusão das obras é para novembro. Inicialmente a ETE vai receber 50% de todo o esgoto do Segundo Distrito, o que deve aumentar sua capacidade de tratamento de 50 para 96 litros por segundo.

De acordo com a diretora de Saneamento do Depasa, Dannya Coutinho, o sistema de coleta começa na ligação da casa do cidadão. “A rede de recalque vai coletar todo o esgoto dos principais bairros do Segundo Distrito e direcioná-lo à ETE São Francisco para tratar o esgoto que fica contaminando os lençóis freáticos e até mesmo nosso aquífero”, disse, lembrando que a despoluição do esgoto contribuirá para a melhoria da qualidade da água pública.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter