Comitê de Enfrentamento ao Crack do Acre cumpre cronograma nacional

Na manhã desta segunda-feira, 3, foi realizada mais uma reunião do Comitê de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas no auditório da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), em Rio Branco.

Integrantes do Comitê de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas na reunião desta segunda-feira (Foto: Assessoria Sesp)

Integrantes do Comitê de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas na reunião desta segunda-feira (Foto: Assessoria Sesp)

Além da Sesp, o Comitê é composto pelo Conselho Nacional de Entorpecentes do Acre (Conen), Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), Secretaria de Estado de Educação (SEE), Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Instituto Socioeducativo (ISE), Casa Civil, Secretaria de Estado de Polícia Civil, Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) e Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds).

Os eixos temáticos são autoridade, município e prevenção. O secretário de Segurança e presidente do Comitê, Reni Graebner, explicou que, no que diz respeito ao eixo da autoridade, algumas ações já foram executadas. Como exemplo, citou os cursos para promotores e multiplicadores de Polícia Comunitária. “Agentes formados nesses cursos foram selecionados para atuar com as câmeras de videomonitoramento que serão instaladas nos bairros Dom Giocondo [antigo Papoco] e Preventório. Temos programados dois outros cursos de Polícia Comunitária”, conta.

Ainda de acordo com o secretário, a União deve enviar para o Acre, entre os dias 26 e 27 deste mês, um grupo de 20 pessoas representando diversos ministérios, para se inteirar sobre o desenvolvimento de Projeto de Enfrentamento ao Crack. “Estamos aguardando a liberação de recursos para aquisição de uma base móvel. Já está em fase final a construção do Centro de Apoio Psicossocial AD-24, um Cras [Centro de Referência de Assistência Social] e um Centro Pop”, diz.

Na área de prevenção, a Polícia Militar, por meio do Programa de Educação e Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), em parceria com o Pelotão de Policiamento Escolar, faz um trabalho preventivo dentro e fora das escolas, com palestras e cursos de capacitação de multiplicadores contra o uso de drogas.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter