Em virtude do feriado prolongado do próximo fim de semana, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Acre (Hemoacre) realizará um trabalho intensivo para reforçar o estoque de bolsas de sangue.
Na terça-feira, 4, a unidade móvel estará disponível no calçadão da Praça do Passeio, em frente ao prédio da Secretaria de Estado de Saúde, das 8 às 12 horas, para captação de sangue. Nos dias 5, 6 e 7 o Hemocentro estará aberto das 7 às 17 horas, para atender os doadores.
Segundo a gerente de captação do Hemoacre, Marlice Aquino, é comum esse trabalho nos feriados e datas comemorativas, pois nesses períodos muitas pessoas viajam e ficam vulneráveis a acidentes nas rodovias. “O Hemoacre está reforçando seu estoque de bolsa de sangue caso ocorra um eventual acidente que haja intervenção cirúrgica e o paciente necessite de sangue, para isso nossa meta é coletar 80 bolsas diariamente para manter o atendimento da rede hospitalar pública e privada durante o feriado que antecede o fim de semana”, destaca.
Como se realiza a doação de sangue?
Ao chegar, a pessoa faz uma entrevista e é submetida ao teste de hemoglobina ou micro-hematócrito (para verificar se o doador não está com anemia) e verificação dos sinais vitais (pressão arterial, batimento cardíaco e temperatura). Não havendo problemas, estará habilitada para doar.
Condições básicas
– Ter de 18 a 68 anos de idade
– Pesar a partir de 50 kg
– Estar bem alimentado, porém, evitar a ingestão de alimentos gordurosos
– Sentindo-se bem de saúde
– Estar portando documento oficial com foto (RG, CNH ou carteira de trabalho)