Governador Tião Viana lança nova etapa do programa Luz para Todos

Muito mais que uma necessidade e longe de ser um luxo, a energia elétrica é o sonho de milhares de famílias que ainda vivem reféns das lamparinas. Na manhã desta quinta-feira, 30, no quilômetro 100 da estrada Transacreana e após enfrentar 35 quilômetros de ramais, o governador Tião Viana anunciou o início das obras do programa Luz para Todos, que após quatro licitações vazias será recomeçado no Estado com um investimento de R$ 43 milhões do governo federal.

Na manhã desta quinta-feira, 30, no quilômetro 100 da estrada Transacreana e após enfrentar 35 quilômetros de ramais, o governador Tião Viana anunciou o início das obras do programa Luz para Todos (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Na manhã desta quinta-feira, 30, no quilômetro 100 da estrada Transacreana e após enfrentar 35 quilômetros de ramais, o governador Tião Viana anunciou o início das obras do programa Luz para Todos (Foto: Sérgio Vale/Secom)

“O Luz para Todos é o programa mais humano, mais bonito da história do Brasil. Só em Rio Branco foram beneficiadas 3,4 mil famílias. A energia chegando em casa significa que uma mãe vai poder conservar um alimento sem usar o sal, tão prejudicial à saúde, que o pai vai poder ler um trecho da Bíblia para o filho… Só entende o que é o programa Luz para Todos na Amazônia quem sobrevoa o Estado à noite e enxerga aqueles pontinhos de luz na imensidão da floresta”, disse o governador Tião Viana.

"Só entende o que é o programa Luz para Todos na Amazônia quem sobrevoa o estado a noite e enxerga aqueles pontinhos de luz na imensidão da floresta”, disse o governador Tião Viana  (Foto: Sérgio Vale/Secom)

“Só entende o que é o programa Luz para Todos na Amazônia quem sobrevoa o Estado à noite e enxerga aqueles pontinhos de luz na imensidão da floresta”, disse o governador Tião Viana (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Segundo o coordenador estadual do programa Luz para Todos, Petronilho Filho, o Pelezinho, a demora em iniciar as obras foi ocasionada pelas licitações – procedimento exigido por lei para gastos com verba pública. Os empresários acharam baixo o valor estipulado pelo governo federal para a execução das obras e não apresentaram propostas. Foram quatro licitações desertas.

"Nós faremos dois mil quilômetros de rede de energia e atenderemos cinco mil famílias em todo o estado”, disse Petronilho (Foto: Sérgio Vale/Secom)

“Nós faremos dois mil quilômetros de rede de energia e atenderemos cinco mil famílias em todo o Estado”, disse Petronilho (Foto: Sérgio Vale/Secom)

“Agora o programa vai ser tocado e as famílias serão atendidas. Eu não vou coordenar esse trabalho do meu gabinete, estarei no campo, todos os dias, porque aqui é o meu lugar. Nós faremos dois mil quilômetros de rede de energia e atenderemos cinco mil famílias em todo o estado”, disse Petronilho.

O professor José Milton de Andrade, da Escola Itamaraty, às margens do Rio Iaco, comemorou o início das obras  (Foto: Sérgio Vale/Secom)

O professor José Milton de Andrade, da Escola Itamaraty, às margens do Rio Iaco, comemorou o início das obras (Foto: Sérgio Vale/Secom)

O professor José Milton de Andrade, da Escola Itamaraty, às margens do Rio Iaco, comemorou o início das obras. “Eu também não tenho energia em casa, assim como todos os outros que estão aqui, mas eu luto não só pela minha, também pela escola, que eu já lido há mais de vinte anos para dar uma educação melhor para as crianças. Não tem como sequer passar um vídeo para elas assistirem porque não existe luz na sala de aula”, disse. Até agora o Programa Luz para Todos já beneficiou 44 mil famílias no Estado.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter