O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds), realizou nesta quarta feira, 29, a Capacitação para Abordagem de Pessoas em Situação de Rua, no auditório da Biblioteca da Floresta.
A capacitação contou com a participação de 84 profissionais de instituições governamentais e não-governamentais como Polícia Militar, Tribunal de Justiça, Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), Casa de Recuperação Caminho de Luz e Diocese dentre outras.
“O objetivo da capacitação é a mobilização desses profissionais e a qualificação das ações de abordagem social, na perspectiva de se nivelarem conhecimentos acerca da problemática”, disse o secretário de Desenvolvimento Social em exercício, Davilson Cunha.
As temáticas abordadas na capacitação trataram da implantação e atendimento do Centro POP (Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua), os aspectos dos moradores de rua e a metodologia de atenção, projetos e propostas de mapeamento por bairro e locais de maior concentração desses usuários, equipe de abordagem e equipe técnica.
De acordo com Elcio Nichimura, educador físico de formação e palestrante da capacitação, o trabalho que está sendo desenvolvido é de grande importância em relação às pessoas que se encontram em situação de rua. “Um número muito grande de pessoas está rompendo os vínculos sociais com os familiares e partindo para as ruas, ocasionando o aumento da violência, dos abusos sexuais e do uso indiscriminado de álcool e droga”, argumentou.