Em comemoração ao Dia da Amazônia, 5 de setembro, a Fundação de Cultura e Comunicação Elias Mansour (FEM), por meio da Biblioteca da Floresta, promove o workshop “Florestania: Fundamentos”, ministrada pelo escritor e jornalista Antônio Alves. A abertura se dará no próximo sábado, 1º, às 19 horas, no auditório da biblioteca, e segue nos dias 3, 4 e 5, às 19 horas, em sala específica.
Para alguns esse termo “florestania” é bastante familiar. Para outros, no entanto, não está claro o suficiente. Criado por Alves no fim dos anos 80 para promover a cidadania adaptada à floresta amazônica, tem como pressuposto a preservação das riquezas naturais como condição para o desenvolvimento humano econômico e social.
De acordo com os organizadores, o objetivo da oficina é contribuir no sentido de ampliar os horizontes do público presente com relação não somente à florestania, mas à tradição, cultura, resistências, lutas e vitórias da contemporaneidade nortista.
O curso oferece trinta vagas, distribuídas para professores, acadêmicos, lideranças socioambientais, artistas, servidores públicos, bem como toda e qualquer pessoa interessada em entender um pouco mais sobre os fundamentos da “florestania”.