O governador Tião Viana esteve em Brasileia na manhã desta quarta-feira, 24, onde deu início, junto ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), às obras de recuperação da Avenida Marinho Monte. O anúncio foi dado para a população da cidade, em um grande ato, na própria avenida.
A Avenida Marinho Monte é hoje a mais importante de Brasileia, reunindo os maiores comerciantes da região e sendo a porta de saída para Assis Brasil e o Peru, por meio da BR-317. Ainda assim, seu estado é de total degradação, tomada por buracos, lama e poeira.
Há algum tempo, um grupo de empresários de Brasileia, angustiado com a situação da avenida, fundou o movimento SOS Marinho Monte e buscou ajuda com o governador Tião Viana.
Mesmo a avenida sendo de responsabilidade da prefeitura, que não iniciou nenhum trabalho de recuperação, e vendo a importância da avenida para a população, Tião Viana resolveu assumi-la junto ao Dnit.
“Por oito vezes eu pedi à prefeitura que deixasse o governo do Estado fazer essa avenida, e todas me foram negadas. Mas hoje estamos iniciando uma obra que vai custar em torno de R$ 5 a 6 milhões, para que a população de Brasileia possa se sentir representada e admire um de seus espaços mais importantes”, disse o governador Tião Viana.
Recuperação completa
O governo e o Dnit recuperarão cerca de 1,6 mil metros da avenida. O supervisor de obras do Dnit no Acre, Tiago Caetano, explicou que será feita a raspagem da via, com uma nova base em mistura de solo e brita, além do asfaltamento completo e das calçadas.
O Dnit protocolou documento para retirar os direitos da prefeitura de Brasileia de executar obras na avenida, que também faz parte da BR-317.
Um dos fundadores do SOS Marinho Monte, o comerciante Cláudio Amorim, revelou: “Procuramos a prefeitura várias vezes, que não nos recebeu adequadamente e disse que não tinha como fazer a obra. Mas o governador Tião Viana nos recebeu de braços abertos e, dessa vez, vai sair a [Avenida] Marinho Monte, algo que esperamos há dez anos”.
A luta pela recuperação da Avenida Marinho Monte também contou com o apoio dos deputados estaduais Leila Galvão, Daniel Zen, Lourival Marques e Jonas Lima e do presidente da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), Ney Amorim, além dos deputados federais Leo de Brito e Raimundo Angelim e do senador Jorge Viana.
População esperançosa
Moradora de Brasileia, a jovem Eurides da Silva não consegue andar de bicicleta na Marinho Monte. Ela se vê obrigada a descer do transporte e puxá-lo em alguns trechos. “É muito complicado andar de bicicleta aqui. Muitas vezes, vamos passando e os carros jogam lama na gente”, revelou. Com a obra começando, o sonho de mobilidade volta para a jovem: “Tomara que isso se realize mesmo, porque estamos precisando muito. É isso que a população espera”.
Proprietário de uma papelaria na avenida, o empresário Alison da Mota é outro que diz sofrer com o estado em que a via se encontra. “É muito difícil aqui. Nós, empresários, reunimo-nos para pedir providências. O comércio fica bem difícil assim. Eu quero parabenizar o governo do Estado por esse benefício que ele está trazendo.”
O que disseram
“É um sentimento de alívio que temos hoje. Agradecemos ao governador, porque o povo de Brasileia merece.” – Júnior Vale, fundador do movimento SOS Marinho Monte.
“Eu nasci nesta avenida, que hoje é uma das principais de Brasileia. E nós sonhamos juntos para que sua recuperação saísse. Agora, temos esse grande resultado, ao nos unirmos pela Marinho Monte.” – Leila Galvão, deputada estadual.
“Aqui, com o movimento que a população organizou, mostramos o que é possível ao unir esforços conjuntos – um ganho de puro desenvolvimento para Brasileia ” – Lourival Marques, deputado estadual.