O governo do Estado, por meio do instituto Dom Moacyr e em parceria com o Instituto Politécnico de Milão, iniciou na manhã da segunda-feira (27), a terceira etapa do curso de design de móveis. As ações fazem parte da política estadual de fomento ao design nos segmentos da indústria, comércio, serviço e artesanato.
A aula inaugural deste terceiro módulo aconteceu no polo moveleiro de Rio Branco, às 8h, e contou com a presença do diretor-presidente do IDM, Marco Brandão. O professor responsável por esta fase do curso é Bernardo Senna, do Rio de Janeiro, que trabalha em parceria com o Instituto Politécnico de Milão.
Para Bernardo, é importante criar uma identidade para o design acreano. “A ideia é ensinar a técnica, e não trazer modelos prontos de design para cá. Por exemplo, para criar um produto que tenha interesse de exportação é necessário ter a cara daqui. Muitas vezes o luxo para o cliente que vai comprar um móvel seria colocar o pé em um rio, e aí temos que saber passar isso, essa coisa da vida daqui para os móveis”, afirmou.
Leia mais Juruaenses participam de curso de formação em design de móveis Governo investe em criação de programa de design para o Acre |
“A diferença é muito grande quando temos acesso à parte técnica. Eu trabalhei com madeira minha vida toda e só agora vejo como o conhecimento técnico vai me ajudar. Esta oportunidade com certeza vai melhorar muito a qualidade de meu trabalho e abrir novos horizontes. É muito gratificante”, contou.
O curso tem como objetivo fortalecer a identidade regional, valorizar os produtos da indústria moveleira acreana, qualificar mão de obra e incrementar os negócios. Ele faz parte do projeto de implantação da Escola Acreana de Design, idealizada pela primeira-dama, Marlúcia Cândida
Segundo Marco Antônio Brandão, diretor presidente do Instituto Dom Moacyr, “ao final das aulas, os quatro alunos que mais se destacarem vão ter a chance de participar de um intercâmbio na Escola Politécnica de Milão, na Itália”.