Escola Rural Maria do Carmo Ramos comemora o mês do folclore com apresentação cultural

Crianças da Escola Rural Maria do Carmo Ramos apresentam quadrilha (Foto: Assessoria FEM)

Crianças da Escola Rural Maria do Carmo Ramos apresentam quadrilha (Foto: Assessoria FEM)

Uma simples iniciativa da diretoria e dos professores da Escola Rural Maria do Carmo Ramos transformou o espaço num grande palco de manifestações da cultura popular brasileira, durante todo o último domingo, 26, na comemoração do mês do folclore. Carimbó, dança indígena, quadrilhas, forró e dança country compuseram a  programação apresentada pelos alunos de várias turmas. O público presente, a maioria pessoas da própria comunidade, espalhou-se pelas várias barracas de comidas típicas.

Josiane Chaves representará o Acre nos Jogos Escolares, em Minas Gerais, na corrida de 250 metros (Foto: Assessoria FEM)

Josiane Chaves representará o Acre nos Jogos Escolares, em Minas Gerais, na corrida de 250 metros (Foto: Assessoria FEM)

A escola, distante 52 quilômetros do centro de Rio Branco, pela BR-364, no ramal da comunidade Linha Nova, km 18, funciona em três turnos com cerca de 180 alunos. Segundo a diretora, Marileuza Martins, esse é um projeto feito a várias mãos, de forma coletiva, cujo propósito é revitalizar a cultura popular e também descobrir talentos. “Quando começamos a trabalhar nisso, envolvendo alunos e famílias, vimos o quanto é importante unir cultura e educação, até mesmo para engrandecer o aprendizado. Tudo aqui foi feito por nós, com a ajuda de amigos e famílias. O dinheiro arrecadado será para custear esse tipo de projeto daqui para frente”, explicou.

Convidada a participar da abertura do projeto, Francis Mary Alves, diretora-presidente da Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM), salientou a importância da iniciativa: “Toda a comunidade está de parabéns por esse projeto, que une as várias expressões de nossa cultura, além de ter um sabor da culinária regional, com as várias receitas de comidas típicas. Isso tudo é um caldeirão cultural. É muito importante essa relação entre cultura e educação. Que outros projetos venham e nós, do governo do Estado, estaremos juntos para fortalecer”.

Como talento é o que não falta na comunidade, um deles já começa a despontar. Além de amar a dança, Josiane Chaves, 13, uma das dançarinas do carimbó, é também atleta. Ela representará o Acre nos Jogos Escolares, em Minas Gerais, na corrida de 250 metros. Josiane, que treina três vezes na semana, cerca de duas horas por dia, correndo descalça no ramal, era uma das mais felizes com o projeto cultural do folclore de sua escola. “Para a gente que não tem como se divertir foi muito bom nossa escola festejar o mês do folclore. Estou bastante feliz, e minhas amigas também. Amo dançar e também o esporte. Estou me preparando para fazer bonito representando o nosso Acre”, disse.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter