O fomento à produção de grãos na região do Alto Acre já mostra resultados positivos. A expectativa é de que a safra de feijão para 2012 chegue a 70 toneladas. A colheita ainda está sendo realizada, mas a Cooperativa de Produtores Agroflorestais e Agricultores Familiares de Brasileia (Coopgrãos) já comprou 36 mil quilos.
Além dos cooperados, outros produtores estão entregando o feijão para a cooperativa, que vai buscar o produto nas propriedades rurais. “As oportunidades são muitas para quem quer trabalhar. A certeza de que tudo que plantamos terá mercado só faz aumentar a vontade de plantar, pois eu sei que tudo terá saída. Hoje saio de casa para vender na feira, levo macaxeira, frutas e farinha, e trago o dinheiro”, afirma produtor rural de Brasileia Antônio Erenato.
A política de incentivo para a produção de grãos do Governo do Estado, através da Secretaria de Produção (Seaprof), começa com o preparo da área para plantio, passando pela distribuição de sementes aos produtores, e fechando o ciclo, vem o programa de compra antecipada da produção, que é feita com recursos do Proacre.
“Estas medidas aumentam a segurança dos produtores, que passam a produzir mais. Além disso, garante o abastecimento interno, e a merenda escolar. Trabalhamos toda a cadeia produtiva do feijão, e agora estamos comemorando os resultados com o aumento da produção, que a cada ano cresce em torno de 25%”, destaca o diretor de logística da produção da Seaprof, Roosevelt Matos.
E para dar sequência ao trabalho, a Seaprof e a Coopgrãos celebraram um novo termo de compromisso no valor de R$ 123 mil destinados à execução de ações de fomento à comercialização da produção do feijão. Para a presidente da Cooperativa, Jaira da Silva, a parceria tem sido fundamental para o alcance das metas e para o crescimento do plantio de grãos no Alto Acre.
“Estamos devolvendo ao governo mais de 1.300 quilos de feijão. Recebemos o apoio através do programa de distribuição de sementes para a safra 2012, e agora estamos repondo conforme o combinado, para que mais pessoas possam ser beneficiadas”, declarou.