O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, através de videoconferência simultânea em quatro Estados, e o governador Tião Viana lançaram hoje o Mutirão da Catarata. No Acre a estratégia de saúde foi lançada no Hospital das Clínicas, onde centenas de pacientes, a maioria acima dos 50 anos, esperava a consulta com os oftalmologistas. Mais de 30 mil pessoas já foram operadas no Estado.
O lançamento do Mutirão da Catarata aconteceu simultaneamente nos estados de Minas Gerais, Bahia, Paraíba e Acre, por meio de videoconferência. Cada governador apresentou uma etapa do fluxo de atendimento em seu Estado. Tião Viana mostrou como funciona a pré-consulta e a consulta oftalmológica.
“É algo lindo, gratificante ver velhinhos que já não enxergavam ganhando a oportunidade de voltar a enxergar. É um programa excelente, e o governo do Acre tem feito um esforço, com o apoio do ministro Padilha e da presidente Dilma, que eu agradeço muito, para acabar com a demanda reprimida por essa cirurgia, e nessa ação já operamos mais de 30 mil pessoas”, disse o governador Tião Viana.
A escolha dos Estados foi feita com base no trabalho que cada um vem fazendo para diminuir a fila para cirurgias de catarata. No Acre, inspirado no programa Saúde em Movimento, do governo da Bahia, o governador Tião Viana lançou, em junho do ano passado, o programa Saúde Itinerante Cuidando dos Seus Olhos, que operou mais de 30 mil pacientes, além de realizar milhares de consultas, exames e outros procedimentos, em vários municípios acreanos, atendendo a população de todo o Estado.
“O Acre saiu na frente e já atendeu milhares de pacientes, devolvendo as cores da vida para idosos, adultos e até crianças. Um exemplo foi a realização de três cirurgias de catarata congênita em três crianças que chegaram ao hospital sem nunca terem enxergado na vida, e saíram daqui podendo ver. É uma ação gratificante, que nos emociona e nos orgulha”, disse a secretária de Saúde, Suely Melo, que estima que ainda sejam necessárias 12 mil cirurgias de catarata em todo o Acre.
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha participou do lançamento na Bahia, onde o programa desenvolvido pelo governador Jaques Wagner serviu de inspiração para a estratégia de redução de espera na fila do SUS, o Mutirão da Catarata, do governo federal.
“Nós esperamos realizar 700 mil cirurgias de catarata este ano. Já realizamos 400 mil no ano passado e a presidenta Dilma está garantindo os recursos necessários para o atendimento de milhares de brasileiros. Essa é uma ação estruturante para corrigir o tempo de espera no SUS em relação às cirurgias de catarata”, disse o ministro.
Segundo a secretária de Estado de Saúde, Suely Melo, o Acre foi um dos convidados a participar do lançamento do mutirão de cirurgias porque tem essa experiência anterior. “Agora, neste momento em que o Ministério da Saúde lança esse programa de cirurgias eletivas, o Acre já sai na frente. Nossa meta é alcançar 40 mil cirurgias realizadas para a população acima de 50 anos e zerar a demanda”, afirmou.
O mutirão lançado pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, tem como objetivo reduzir o tempo de espera pela cirurgia no Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo dados do Ministério da Saúde, as cirurgias de catarata tiveram um crescimento de 97% em todo o país, passando de 86 mil em 2010 para 169,4 mil em 2011.