A Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof) vai investir quase R$ 500 mil no Polo Moveleiro de Rio Branco com a aquisição de mobiliários para atender a demanda de suas unidades, tanto na capital quando no interior.
Os recursos, frutos de convênio com o Banco Mundial, vão beneficiar 11 empresas instaladas no Polo Moveleiro.
Glenilson Figueiredo, gestor da Seaprof, reuniu-ae com os representantes das marcenarias que irão confeccionar os móveis. Ao todo, são 525 mobiliários entre mesas, gaveteiros, armários, estantes e poltronas, além de porta-CPU.
A aquisição está relacionada ao Programa de Regionalização do Mobiliário da Administração Pública Direta e Indireta do Estado, criado em 2011, para incentivar o setor moveleiro do Acre.
Joel Araújo, chefe do Departamento de Compras Governamentais da Secretaria de Desenvolvimento Florestal, Indústria, Comércio e Serviços Sustentáveis (Sedens), explica como funciona o programa. “Os órgãos públicos nos encaminham suas demandas e nós distribuímos entre as empresas que estão credenciadas no programa, de acordo com a capacidade de produção de cada uma.”
Glenilson Figueiredo explica que a opção pelos móveis acreanos levou em conta a geração de emprego no Polo Moveleiro, o designer e a qualidade dos produtos fabricados no local.
“São móveis maravilhosos, que cada vez consegue mais espaço no mercado. Os investimentos do governo têm transformado o Polo Moveleiro e estamos felizes em poder contribuir para o crescimento e valorizar o trabalho tão bem feito dessas empresas.”
As 11 empresas beneficiadas absorvem a mão de obra de cerca de 60 marceneiros. Nesta semana, o governador Tião Viana assina a ordem de serviço no valor de R$ 485 mil, para a construção dos móveis.