SEE realiza a 3ª edição do Seminário de Experiências Inclusivas

Secretário Daniel Zen diz que Estado atende atualmente cinco mil alunos no ensino regular e a expectativa é de que este número cresça (Foto: Mardilson Gomes/SEE)

Secretário Daniel Zen diz que Estado atende atualmente cinco mil alunos no ensino regular; expectativa é de que esse número cresça (Foto: Mardilson Gomes/SEE)

Com o objetivo de fortalecer a inclusão no Acre e mostrar aos profissionais da educação experiências inclusivas de sucesso, a Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE), por meio de sua Coordenação de Ensino Especial, realizou nesta quinta-feira, 23, no auditório da instituição, o terceiro Seminário de Experiências Inclusivas do Estado.

O evento tem como foco divulgar a atuação e mostrar os benefícios das Salas de Recursos Multifuncionais, equipadas para trabalhar com as várias formas de deficiências dos alunos com necessidades especiais que atualmente cursam o ensino regular.

Responsável pela coordenação de Educação Especial da SEE, Úrsula Maia representou o Acre no mês de julho, em Brasília, no II Prêmio de Experiências Inclusivas, realizado pelo Ministério da Educação (MEC) para valorizar o desenvolvimento inclusivo das escolas públicas brasileiras.

“Continuamos nosso trabalho com o Benefício de Prestação Continuada (BPC), que auxilia pessoas deficientes de 0 a 18 anos e que totalizou, no ano de 2011, mais de dois mil beneficiários inseridos na escola. Também identificamos aqueles que não se encontram na escola e realizamos a manutenção dos espaços com recursos pedagógicos propícios para o desenvolvimento saudável dos alunos”, explicou Úrsula.

Daniel Zen, secretário de Educação e Esporte, destaca a importância dessa modalidade de educação, na qual “acontece a cada ano um trabalho mais consistente, graças ao apoio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi/MEC). Contamos com mais de cinco mil alunos no ensino regular, e esperamos que, muito em breve, esse número cresça cada vez mais.”

Alunos fizeram performance do Hino Acreano (Foto: Mardilson Gomes/SEE)

Alunos fizeram performance do Hino Acreano (Foto: Mardilson Gomes/SEE)

Durante o seminário, foi realizada a performance de alunos surdos e cegos do Hino Acreano para os presentes, e palestra de Maria Aldenora dos Santos Lima, professora de Libras do campus da Universidade Federal do Acre (UFAC) em Cruzeiro do Sul, que falou sobre seu artigo “Aluno Surdo X Professor Ouvinte: Retrato do processo de inclusão dos surdos na rede regular de ensino do município de Cruzeiro do Sul.”

Sobre as Salas de Recursos Multifuncionais

Atualmente, há 284 salas em todo o Estado equipadas para atender diversas formas de deficiências dos alunos matriculados na rede pública regular de ensino. Contabilizando os ensinos Infantil, Fundamental e Médio. Existem 5.900 alunos acreanos com necessidades especiais em sala de aula.

Parte do sucesso das salas pode ser observado nas comunidades mais afastadas – caso das escolas indígenas Yxubay Rabui Puyanawa e Tamakãyã, que auxiliam trinta alunos deficientes por meio da implantação dos espaços com recursos pedagógicos multimídia.

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