Seminário “Brasil Sensacional” promove o Acre na Bolívia

 

Encontro mostrou destinos do Acre e do Maranhão a operadores de turismo, agentes de viagem e representantes da embaixada de La Paz (Foto: Assessoria Setul)

Encontro mostrou destinos do Acre e do Maranhão a operadores de turismo, agentes de viagem e representantes da embaixada de La Paz (Foto: Assessoria Setul)

Durante a semana passada (de 15 a 17), foi realizado o seminário “Brasil Sensacional”, nas cidades de La Paz e Santa Cruz de La Sierra. O encontro foi promovido pelo governo do Estado do Acre através da Secretaria de Turismo e Lazer (Setul), em parceria com a Embratur e governo do Estado do Mato Grosso, tendo como objetivo principal promover os dois Estados brasileiros como rota turística e preparar os operadores de turismo.

Estiveram presentes ao evento agentes de viagem, operadores de turismo da Bolívia e membros da embaixada de La Paz e Consulado em Santa Cruz de La Sierra, e representantes do Acre e Mato Grosso.

“Nós tivemos a oportunidades de apresentar nossos destinos, ampliar nossa rede de contatos dos fornecedores, e assim fortalecer os processos de regionalização e segmentação do turismo nos Estados envolvidos”, disse Ediza Melo, chefe de Departamento de Turismo e Artesanato da Setul.

Esse trabalho de reconhecimento da Amazônia a partir do Acre e o fortalecimento da divulgação dos atrativos da região já vêm sendo realizados pela Embratur, principalmente na Bolívia e no Peru, fazendo com que o corredor rodoviário aproxime mais ainda o Brasil dos países vizinhos.

O fluxo de turistas entre os países vizinhos prepara os Estados fronteiriços para os megaeventos de 2014 e 2016. Dessa forma, fortalece a formatação de roteiros turísticos integrados e aprimora os sistemas de informações dos portões de entrada, sendo o grande desafio para todos os países envolvidos.

Fronteiras brasileiras

O Brasil faz fronteira ao longo de 15,7 mil quilômetros, que compreendem 11 Estados do país e 588 municípios. Segundo a Organização Mundial de Turismo (OMT), 80% do turismo internacional é realizado entre países próximos ou que compartilham limites geográficos.

Os viajantes da América do Sul são os que mais apreciam destinos brasileiros: em 2010, foram 2.384.186 visitantes. No mesmo período, os europeus somaram 1.614.864 e os viajantes da América do Norte, 734.998.

No Brasil, a entrada de turistas por meio das fronteiras representa 39% do movimento turístico. E o Acre, centro da Pan-Amazônia, está integrado aos demais Estados do Brasil, à Bolívia e ao Peru.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter