Itinerante pretende atender cerca de 200 pacientes em Cruzeiro do Sul

Pacientes não precisam mais viajar a Rio Branco para receber atendimento especializado
Pacientes não precisam mais viajar a Rio Branco para receber atendimento especializado

A aposentada Maria de Lourdes Rocha da Silva mora em Guajará, cidade amazonense distante 18 km de Cruzeiro do Sul. Ela saiu bem cedo de casa para se apresentar ao atendimento do Programa Saúde Itinerante, que realiza nesta sexta-feira, 19, e no sábado, 20, mais uma jornada em Cruzeiro do Sul para pacientes com laudos de Tratamento Fora do Domicílio (TFD).

Com um problema oncológico, Maria fez tratamento durante dois anos em Rio Branco e agora se diz agradecida por terminar o procedimento sem ter que viajar. “Graças a Deus, posso fazer o tratamento aqui mesmo.”

Maria de Lourdes: “Graças a Deus posso fazer o tratamento aqui” (Foto: Onofre Brito/Secom)
Maria de Lourdes: “Graças a Deus, posso fazer o tratamento aqui” (Foto: Onofre Brito/Secom)

Segundo a enfermeira Rosemary Ruiz, que está coordenando a ação do Itinerante, a preocupação do governo é exatamente oferecer um atendimento de qualidade sem que o paciente passe pelo desconforto de ter que sair da cidade onde mora.

Uma equipe de sete profissionais, entre médicos, enfermeiras e auxiliares de apoio, está fazendo o atendimento, no Hospital da Mulher e da Criança (maternidade).

Iniciado hoje às 9 horas, o atendimento prossegue até as 18 horas. No sábado o expediente começa às 8 e termina às 18 horas. O atendimento especializado se dá em oncologia e ginecologia e oferece ainda exames de ultrassonografia com apoio diagnóstico.

“Esperamos atender de 160 a 200 pessoas. Se amanhã tivermos que extrapolar o horário, não há problema. Todo mundo será atendido”, finalizou Rosemary.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter