A violência contra a criança é o fio condutor do espetáculo teatral Anatomia Frozen, com estreia em Rio Branco no dia 20 deste mês, no Cine Teatro Recreio, às 19h30.
A montagem de 2009, criação de Marcio Aurelio, João Carlos Andreazza e Paulo Marcello, é uma adaptação de Frozen, texto da autora inglesa Bryony Lavory.
A peça traz três narrativas que se entrelaçam: uma psiquiatra americana que escreve uma tese sobre assassinatos em série; um pedófilo e assassino condenado à prisão perpétua na Inglaterra; e a mãe de uma de suas vítimas, a garotinha Nina, que desapareceu aos dez anos de idade. Os três personagens se encontram congelados em seus estados emocionais e são dissecados pela encenação em um ambiente asséptico, cirúrgico, no qual podemos observar a anatomia da violência e da psicopatia social.
Anatomia Frozen traz Joca Andreazza e Paulo Marcello no elenco. Segundo a crítica, os dois se apropriam de uma obra que coloca uma circunstância repleta de tabus – pedofilia, mente criminosa, determinismo genético ou influência do meio – e fazem desta peça uma aula de teatro.
O espetáculo cumpriu temporada regular em São Paulo, fez apresentações nas capitais nordestinas no primeiro semestre de 2010, alcançando o reconhecimento da crítica especializada, prêmio APCA de melhor direção, Prêmio CPT de melhor elenco e indicação ao Prêmio Shell, atingindo em um ano e meio um público de vinte mil pessoas.
Palestra “O cientificismo na arte” será mediada por especialistas
Com a montagem que circulará pelas capitais da região Norte e Centro-Oeste, será realizada a palestra “O cientificismo na arte”, mediada por especialistas ligados a assistência e tratamento de crianças que sofreram violência sexual, além da promoção de intercâmbio artístico com grupos de teatros locais. Em Rio Branco acontece no dia 21, às 19 horas, no Cine Teatro Recreio.
Para o ator Joca Andreazza, o que se pretende no encontro é unir forças para a reflexão acerca das questões do abuso sexual infantil levantado pelo espetáculo, com o depoimento técnico dos profissionais da área de saúde. “Queremos tentar identificar e até mesmo apontar respostas para questões graves relativas às estatísticas do assunto na região Norte do país. Sabemos que a região possui o maior dos percentuais de pedofilia encontrados no Brasil”, disse o ator propondo várias análises que poderão render perguntas para o debate: “O que acontece com uma criança abusada sexualmente e quais as sequelas que impedem o desenvolvimento normal do cérebro em questão acarretando a criação de uma possível psicopatia social?”.
Serviço
Anatomia Fronzen – espetáculo
Dia 20/08/2012 no Cine Teatro Recreio – Rua Senador Eduardo Assmar – s/n – Calçadão da Gameleira – Segundo Distrito – Ingresso: R$ 15,00 (inteira) R$ 7,50 (meia) – Horário: 19h30
Anatomia Fronzen – debate
Dia 21/08/2012 no Cine Teatro Recreio – 19 horas