Casa Branca em Xapuri reabre com a inauguração de novos espaços

Parceria garantiu acervo ampliado e espaço moderno nas novas instalações da biblioteca (Foto: Assessoria FEM)

Parceria garantiu acervo ampliado e espaço moderno nas novas instalações da biblioteca (Foto: Assessoria FEM)

Conhecida por seu valor histórico-cultural para a comunidade de Xapuri, a Casa Branca foi revitalizada e volta a funcionar como espaço que agrega a Biblioteca Municipal,  telecentro,  cineclube e  museu. Sua reabertura aconteceu no final da tarde da última sexta-feira, 10, com a presença de jovens estudantes de várias escolas e professores do município. Francis Mary, presidente da Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM),  os secretários municipais Mário Jorge e João Ribeiro, das pastas de Cultura e Educação respectivamente, participaram da solenidade.

A inauguração da Biblioteca, montada no segundo andar da Casa Branca, faz parte do  “Livro Aberto”, programa responsável pela implantação de bibliotecas públicas em municípios brasileiros que não dispõem dessas instalações e pela revitalização das existentes. A ação é uma parceria entre o governo federal, por meio do Ministério da Cultura (MinC), e os governos estadual e municipal.

Solenidade de reabertura contou com a participação de Francis Mary (Foto: Assessoria FEM)

Solenidade de reabertura contou com a participação de Francis Mary (Foto: Assessoria FEM)

“Esse dia representa um marco para a comunidade de Xapuri. Muitas vezes que vim aqui, esse espaço estava fechado. Fiquei maravilhada com essa revitalização que vemos que foi feita com carinho. A inauguração da Biblioteca é um esforço que vem de parcerias entre os governos Federal, Estadual e Municipal. Todo um mutirão para propiciar a vocês um espaço onde o conhecimento estará presente em várias linguagens. Esse é o lugar onde vocês poderão resgatar a maravilha que é mergulhar no mundo mágico da leitura”, disse Francis Mary.

A ideia é possibilitar o acesso da população à informação e ao conhecimento gerando com isso o seu enriquecimento intelectual. Para isso, o MinC financiou, através de convênio com o município de Xapuri, o kit modernização de bibliotecas que conta com mil títulos de livros, estantes, mesas redondas, cadeiras, almofadas, puffes, carrinho para a exposição de livros e outros.

 "Aqui será a minha segunda casa", diz Ildefonso sobre a biblioteca da cidade (Foto: Assessoria FEM)

“Aqui será a minha segunda casa”, diz Ildefonso sobre a biblioteca da cidade (Foto: Assessoria FEM)

O governo do Estado, por meio do Departamento Estadual do Livro e da Leitura da FEM, é responsável pelas ações de assessoria técnica que inclui a montagem da biblioteca e a formação do pessoal disponibilizado pelo município para dinamizar o espaço.  Já o município disponibilizou o espaço físico adequado, além de ter feito a seleção dos agentes para a dinamização da biblioteca.

“Para nós é muito importante esse ato, primeiro porque estamos trazendo a Casa Branca, que é nosso patrimônio histórico, a ter as condições de receber as pessoas. É muito importante ter esse espaço com a Biblioteca. Aqui é de toda a comunidade e precisamos cuidar bem desse lugar, pois representa a história do Acre e de Xapuri. Estou falando como educador, e vejo que com a cultura e educação juntas iremos fazer bonito”, comentou o secretário municipal de Educação, João Ribeiro.

“Pra mim a leitura é a minha vida” – Enquanto uns andavam de um lado a outro para conhecer o espaço, Ildelfonso Praxedes Spinoza, 11 anos, aluno da escola Divina Providência, aproveitou para se ‘jogar’ num dos puffes do cantinho infantil da leitura. E confessou: “quero ‘devorar’ uns cinco desses livros antes que feche a biblioteca”. Ele que disse ser um amante da leitura, aproveitou para elogiar o novo o espaço.  “Pra mim a leitura é a minha vida, vou vir direto pra cá. Olha que coisa mais linda, quantos livros maravilhosos. Amo os clássicos, os livros antigos. Amo tudo que é livro e aqui será a minha segunda casa”.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter