Os recursos arrecadados com o estacionamento da Expoacre durante os nove dias de evento serão destinados à Central de Articulação das Entidades de Saúde (Cades) e aos clubes do Rotary que desenvolvem ações sociais. Há oito anos os organizadores da Expoacre tomaram a decisão de repassar ao Rotary a função de responsável pelo estacionamento. “Esta foi uma das grandes mudanças na coordenação da Expoacre. O cunho social nos trouxe mais tranquilidade também. E importante esta transparência”, disse Nena Mubárac, representante da equipe de coordenação da Expoacre.
A solenidade de prestação de contas aconteceu na noite de segunda-feira, 13, na presença da primeira-dama, Marlúcia Cândida, representando o Acre Solidário, e dos presidentes dos clubes do Rotary, Ricardo Araújo, Victor Augusto, Daniel Ribeiro e Celma Borges, coordenadora Distrital da Casa da Amizade, Rosângela Raolino, e também do governador do Distrito 4720, Roberto Russel.
O Rotary Club de Rio Branco é responsável pelo estacionamento e todo o dinheiro arrecadado é revertido a causas sociais. Essa parceria com o governo do Estado já existe há oito anos e conta com o envolvimento dos rotarianos, que trabalham como voluntários. Neste ano foram recolhidos R$ 46 mil – a metade foi entregue à Cades, que agrega entidades de saúde, como a Casa de Apoio Amigos do Amigos, casas de passagem e de terapia.
“Vamos valorizar cada real doado. Toda ajuda é bem-vinda. Este recurso será usado para ajudar no trabalho desenvolvido nas casas de passagem e de terapia. Os gastos são muitos, e este dinheiro vai ser muito útil”, destacou a coordenadora da Cades, Elisama Lima.
A outra metade foi destinada aos clubes do Rotary Penápolis, Rio Branco, Adonay Júnior e da Casa da Amizade que darão sequência ao trabalho de ação social com a distribuição de cadeiras de rodas e de sacolões, ajuda a creches e de geração de cursos para ampliar a renda de famílias carentes.
“Os rotarianos desenvolvem com grata satisfação o trabalho de doação e amor. Essa renda nos possibilita a continuidade desta ação”, salientou o presidente do Rotary Club Penápolis, Victor Augusto. Já o governador do Distrito 4720, Roberto Russel, aproveitou o momento para lembrar que o Rotary está presente em 210 países e atua de forma pioneira na erradicação da pólio. “Nosso trabalho é fazer o bem, por isso convido a todos para fazer parte do Rotary”, completou.
A primeira-dama Marlúcia Cândida enfatizou a importância da prestação de contas para que as pessoas que pagaram pelo estacionamento durante a Expoacre possam ser informadas sobre a destinação dos recursos. “Sou testemunha da importância e da seriedade do trabalho social desenvolvido pelo Rotary. Já atuamos em parceria em outras frentes, como, por exemplo, na construção de novo banheiro no Lar Vicentino. Os acreanos podem ter certeza de que o dinheiro será muito bem utilizado pelas Cades e pelos clubes do Rotary”, afirmou.