Estimular o desenvolvimento e o intercâmbio da arte musical nas escolas estaduais, municipais e particulares. Este é o principal objetivo do Campeonato Estadual de Bandas e Fanfarras, competição promovida pela Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE) em parceria com a Associação de Bandas e Fanfarras do Acre (Abanfacre), que realiza etapa regional de Rio Branco neste sábado, 11 de agosto.
Leia mais Campeonato de Bandas e Fanfarras realiza etapa regional neste fim de semana |
As disputas da 12ª edição do Campeonato, com início previsto para as 16h, em frente ao Quartel da Polícia Militar, também buscam incentivar o aprimoramento técnico das equipes e o espírito de cooperação das nove escolas que irão concorrer ao título de campeã regional da capital.
De acordo com o vice-presidente da Abanfacre, Abdias Costa, “trata-se da maior etapa regional já realizada, em número de bandas participantes. Teremos também, pela primeira vez, quatro escolas da Categoria Infantil na competição, gerando um alcance maior de público e uma avaliação mais precisa da qualidade musical graças aos nossos dez jurados”.
Após a regional de Rio Branco, acontece a etapa de Cruzeiro do Sul no próximo dia 18, fazendo com que todas as escolas classificadas disputem o primeiro lugar na Etapa Final, realizada no dia 25 deste mês, no Estádio Arena da Floresta.
O presidente da Associação, Leandro da Silva Muniz, avaliou o avanço do aprimoramento das técnicas e da qualidade musical, que aumentam a integração escola-aluno. “O que temos percebido a cada edição é o aprimoramento do campeonato. A cada etapa percebemos o empenho das bandas em fazer uma bela apresentação. Este é um espetáculo esperado com ansiedade pela comunidade escolar”, disse Muniz.
{xtypo_rounded2}Escolas classificadas para disputa regional – Rio Branco:
1 – Serafim Salgado – Categorial Infantil;
2 – Terezinha Marques – Categoria Infantil;
3 – Berta Vieira – Categoria Infantil;
4 – Madre Hildebranda da Prá – Categoria Infantil;
5 – Dr. Carlos Vasconcellos – Categoria Infanto-Juvenil;
6 – Clícia Gadelha – Categoria Infanto-Juvenil;
7 – José Rodrigues Leite – Categoria Sênior;
8 – Henrique Lima – Categoria Sênior;
9 – Lourival Pinho – Categoria Sênior.
Aspectos avaliados pelos jurados:
1 – Apresentação: Marcelo Arruda;
2 – Performance Musical: Abdias Costa
3 – Corpo Coreográfico: Anderson Lima;
4 – Baliza: Fabíola Santos;
5 – Mor: Frank Costa;
6 – Percussão: Geranclei Cavalcante;
7 – Interpretação: Marcelo Brum;
8 – Técnico: Daniele Albuquerque;
Domingos Bueno;
{/xtypo_rounded2}