O programa de inclusão digital do governo do Estado do Acre, o Floresta Digital, encerrou nesta quinta-feira, 2, a primeira turma do “Curso de Formação de Monitores”. O curso durou quatro meses e foi elaborado para capacitar os monitores do programa, através do Portal de Ensino a Distância (EaD) do Floresta Digital.
A primeira turma contou com 73 monitores inscritos de diversos municípios acreanos – do Baixo ao Alto Acre. “Através do ensino a distância nós conseguimos alcançar os cursistas nas localidades mais distantes, melhorando a comunicação, capacitando os monitores e gerando uma enorme economia, pois de outro modo a formação teria de ser presencial”, diz o coordenador dos telecentros do Floresta Digital e tutor do portal EaD, Fábio Gonçalves de Carvalho.
Segundo ele, o conteúdo é dividido em dois módulos. “O primeiro está sendo finalizado agora e abordou principalmente questões ligadas ao cotidiano do telecentro. O segundo, que se inicia semana que vem, aprofundará mais o trabalho dos monitores com a comunidade e os preparará para uma ação mais efetiva junto aos usuários dos telecentros”, explicou Carvalho.
Entre os monitores que concluíram o primeiro módulo do curso está Cleide Silva, de Porto Walter, que disse estar feliz por ter chegado ao fim dessa etapa. “Essa formação foi importante, primeiro por proporcionar novos conhecimentos, mas, principalmente, por me capacitar para que eu possa ensinar outras pessoas que estão carentes de conhecimento nessa área”. disse Cleide, acrescentando a importância do trabalho do tutor no processo de auxílio e orientação dos alunos. “O trabalho dele foi de suma importância, pois tinha toda uma preocupação em estar sempre nos auxiliando”, concluiu a aluna, prestes a iniciar a segunda etapa.
Em Marechal Thaumaturgo, o monitor Nildisson Lima relatou a importância do curso para sua vida profissional. “Essa formação me ajudou a ter uma noção maior sobre minha responsabilidade dentro do ambiente de trabalho”, disse o monitor, que também destacou as atividades relacionadas à segurança na internet: “Porque todos nós sabemos que a internet é uma tecnologia muito útil, mas temos que saber usá-la de forma correta e segura”.
Sóstenes de Andrade, monitor do recém-inaugurado Telecentro do Teatro Barracão, na Baixada da Sobral, em Rio Branco, também finalizou a primeira etapa do curso. “Através dele os monitores puderam estar mais próximos da coordenação, relatando experiências e fatos que aconteciam nos telecentros”, relatou Andrade. “Além disso, foi uma oportunidade de nos qualificarmos para oferecermos cursos e oficinas nos telecentros”, explicou, lembrando que parte da formação oferecida foi a preparação dos monitores para a aplicação do Curso de informática Básica em Linux, permitindo aos monitores melhores práticas pedagógicas e novas possibilidades.
Cursos para a comunidade
Além dos cursos de formação voltados aos monitores e para treinamento interno, o Portal de Ensino a Distancia do Floresta Digital oferece diversos cursos e oficinas à comunidade. “Como idealizamos a realização de cursos para nossos monitores em todo o Estado, não poderíamos deixar de abrir nosso EaD para a comunidade, afinal, chegar até ela é parte de nossos principais objetivos”, explica o chefe da Divisão de Inclusão Digital, Paulo Henrique Oliveira, da Diretoria de Modernização Administrativa da Seplan, responsável pelo programa Floresta Digital. “Temos cursos de diferentes áreas. Entre eles, alguns com tutoria, e estes são certificados”, concluiu Paulo.
Portal EaD é referência nacional
O Portal de Ensino a Distancia do Floresta Digital já é referência nacional. Muitos sites voltados a cursos onlines como “GF Cursos Grátis” e “Pega Cursos – tudo sobre cursos no Brasil” indicam o portal do programa. Repercussão que vem refletindo no aumento de cursistas de outros Estados, estando na lista Pará, Paraná, Espírito Santo, São Paulo, Rio de Janeiro e outros. “Estamos recebendo demanda até de outros países, como Portugal”, afirma o chefe da Divisão de Inclusão Digital, Paulo Henrique. “É interessante notar, também, que existem muitos professores e profissionais especializados em outras áreas procurando nossos cursos”, comemora.