Empresário do Juruá investe na indústria de móveis planejados

João Farias contou que, mensalmente, está faturando até R$ 100 mil com a venda de móveis planejados (Fotos: Sérgio Vale/Secom)
João Farias falou da importância de ter participado de cursos (Fotos: Sérgio Vale/Secom)

Quem vai ao Parque Florestal Industrial de Cruzeiro do Sul, na região do Juruá, encontra diversas opções de compras devido ao crescimento dos segmentos voltados para o mercado da marcenaria, indústria madeireira, fábrica de argamassa, ferro, cimento, marchetaria e movelaria.  A unidade industrial é responsável pela geração de até 300 empregos diretos no município.

Em sua última agenda no Juruá, o governador Tião Viana visitou o Parque Industrial e as instalações da Indústria Farias, de móveis planejados. No local, o empresário João Farias, contou que, que tem investido na produção de móveis planejados. Segundo ele, os bons resultados só se consolidam graças ao curso que fez em Milão, na Itália, com o apoio do governo do Acre.

“Agradeço o investimento que o governo fez para que a gente tivesse esse treinamento na Itália, algo de enorme valor profissional, e que nos permitiu crescer, trazendo resultados positivos, não só para as nossas famílias, mas, para nossa cidade, que hoje conta com esse diferencial no mercado”, disse Farias.

Treinamento na Escola de Design de Milão

João Farias é um dos 30 marceneiros do Acre que, em 2012, foi selecionado por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Florestal, da Indústria, do Comércio e Serviços Sustentáveis (Sedens), para fazer dois cursos de design em móveis oferecido pela tradicional Escola de Design de Milão.

O governador Tião Viana, o presidente do Consorzio del Politécnico de Milão (Poli.Design), Giuliano Simonelli, e o  diretor da Escola de Design de Milão, Arturo Dell’Acqua Bellavitis assinaram uma Carta de Intenções que resultou na oportunidade de qualificação da mão obra local.

O contato começou a ser estabelecido em 2011, quando a primeira-dama do Estado, Marlúcia Cândida, esteve na província participando da Feira Internacional de Móveis. Uma comitiva de acreanos visitou as indústrias, empresas e órgãos do governo de Milão, o que resultou na possibilidade de parceria entre a instituição italiana e o governo do Acre.

Qualificação e incorporação de tecnologia

secom_acreSV29012016Com a qualificação profissional, o empreendedor conta que está expandindo seus negócios, investindo cada vez mais no conhecimento e na incorporação de novas tecnologias. Ao mostrar os novos maquinários, ele conta que com os lucros já se prepara para ampliar a indústria, colocando o Acre como referência no mercado. “Seria uma forma de dizer ‘obrigado’ por todo o apoio e incentivo que recebi”, afirma Farias.

Para Tião Viana, o objetivo é esse: a garantia da transferência de conhecimentos, com os processos e metodologias desenvolvidas na área de design, oferecendo qualificação profissional e o uso de novas tecnologias no trabalho. “Não dá para pensar no futuro dessas empresas, sem pensar no uso de tecnologia e na qualificação da mão de obra”, pontuou o governador.

parque-florestal-industrial-cruzeiro-do-sul-2016

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter