“Eu não podia sair de casa empurrando o carrinho da bebê, ficava presa com ela porque a rua era realmente intrafegável. Agora faça chuva ou faça sol eu sei que posso sair e terei condições de voltar pra casa sem me preocupar com a lama, com as cobras ou com os bueiros que corriam aqui. E olha que a obra ainda nem terminou”. O desabafo de Thalysmara Vinhorte é, na verdade, a comemoração de uma conquista. Ela é moradora da rua José do Vale, no bairro Santo Afonso, na Baixada da Sobral, e comemora a execução do programa Ruas do Povo, ação de governo que está mudando a cara das cidades acreanas com a pavimentação de todas as ruas que nunca haviam sofrido intervenção do governo.
O programa Ruas do Povo, uma das mais ousadas ações de governo que o Acre já viu nasceu de uma promessa feita durante a campanha pelo governador Tião Viana. O investimento de R$ 700 milhões para pavimentar 658 quilômetros de ruas nos 22 municípios acreanos não ficou só no papel: em Rodrigues Alves todas as ruas já receberam pavimentação e só em Rio Branco estão em execução mais de mil ruas e as primeiras serão entregues em agosto.
O governador Tião Viana visitou as obras do programa Ruas do Povo na Baixada do Sol no fim da tarde desta terça-feira, 31. “Aqui na região dos bairros Santo Afonso, Plácido de Castro, João Paulo e São Sebastião são 45 ruas, todas em execução. É a concretização das promessas do governador Tião Viana acontecendo na vida destas pessoas que estão saindo das condições precárias em que viviam, em ruas intrafegáveis e sem dignidade”, disse o diretor presidente do Departamento de Pavimentação e Saneamento, Depasa, Gildo César.
O governador Tião Viana conversou com moradores e com o responsável pela obra. “Foram muitas dificuldades, mas todas estão sendo vencidas e não estamos trazendo apenas a pavimentação: as ruas são entregues com a rede de água e de esgoto e muito em breve estas pessoas não terão mais problemas com o abastecimento de água. Isso significa não só qualidade de vida, não só a liberdade de ir e vir para idosos, grávidas, estudantes, mas a melhora das condições de saúde da população”, comemorou Viana.
O proprietário da empresa MSM Industrial, Jarbas Soster, responsável pela obra, narrou alguma das dificuldades enfrentadas. “Começamos no inverno, uma época difícil de trabalhar e em algumas ruas nem o trator com pneus traçados conseguia trafegar de tão precárias que eram as condições. Algumas ruas tinham represamento de água que eram mini açudes e a grande presença de animais peçonhentos. Chegamos a matar sete cobras numa única rua”, contou.
Os presidentes de bairro estão satisfeitos com o programa Ruas do Povo: “A população destes bairros sofria demais e hoje o que eu escuto falar é da melhora, da felicidade dos moradores em ver que as coisas estão acontecendo. O programa Ruas do Povo é uma realidade nas nossas vidas, não foi uma promessa de campanha que se perdeu”, disse Sebastião Pimentel, presidente do bairro Plácido de Castro.
Galeria de imagens