Com o intuito de qualificar os operadores das Estações de Tratamento de Água (ETA) e Estações de Tratamento de Esgoto (ETE), o Depasa Rio Branco em parceira com o Instituto Dom Moacyr vai promover um curso técnico na área de saneamento. A princípio a grade será montada de acordo as necessidades básicas que o órgão público de saneamento demanda, com horários alternativos para não implicar no funcionamento dos trabalhos.
A formação técnica da classe operária já tinha sido solicitada em gestões anteriores, mas só agora o projeto será executado. “Eles sempre tiveram interesse. Eles querem ser reconhecidos como técnicos de saneamento”, disse Janaína Azevedo, engenheira sanitarista ambiental do Depasa Rio Branco.
O planejamento inicial do Depasa Rio Branco mostra que a grade deve abranger disciplinas relacionadas à área de microbiologia, resíduos sólidos, resíduos líquidos, meio ambiente, máquinas e equipamentos, tecnologia aplicada ao saneamento.
Todos os operadores de ETAs e ETEs têm muita prática e pouca técnica, a ideia do Depasa fazer com que cada setor seja manobrado por pessoas altamente qualificadas. Para o superintendente do Depasa Rio Branco, Felismar Mesquita, a qualificação dos operadores significa um avanço institucional. “Vamos oferecer mais condições, qualificando os nossos servidores para obter uma maior qualidade dos serviços de saneamento. Isso é essencial para que a gente possa avançar cada vez mais no serviço de água e esgoto de Rio Branco”, explicou Felismar Mesquita.
A parceria com o Instituto Dom Moacyr visa melhorar o sistema de água e esgoto sob a gestão do Estado, aprimorando os serviços que são oferecidos à população.