Expoacre tem equipe para atender crianças e adolescentes em situação de risco social

O governo do Estado está apoiando, durante a Expoacre, as ações da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social (Semcas) na abordagem social a crianças e adolescentes em situação de risco e vulnerabilidade, como nos casos de trabalho infantil, ingestão de bebidas alcoólicas, uso de drogas, exploração sexual e permanência no local desacompanhadas dos pais ou responsáveis legais.

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds) vem disponibilizando, diariamente, uma equipe de dez profissionais, entre os quais assistentes sociais e psicólogos. As atividades têm inicio a partir das 21 horas e seguem até o término do evento, com orientações às crianças, aos adolescentes e seus familiares. O trabalho é feito por meio da equipe do Centro de Referencia Especializado da Assistência Social, vinculado à Semcas.

A abordagem educativa é feita através de orientações. E nos casos em que se constata que a criança ou o adolescente se encontra desacompanhada, a equipe realiza o transporte deles até suas residências, onde são dadas as orientações pertinentes para posterior acompanhamento social pelo Centro de Referencia Especializado da Assistência Social (Creas).

Nos demais casos, dependendo da complexidade, são acionadas as instituições parceiras, como o Ministério Público, Juizado da Infância, Agentes de Proteção, Polícia Militar e Conselhos Tutelares.

Ações dessa natureza vêm sendo realizadas pela Seds, por meio do Departamento de Proteção Social Especial (DPSE), em outros eventos no Estado, como os festivais de praia, carnaval, carnavais fora de época, novenários e demais festividades que envolvam um grande número de pessoas.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter