Vencedores da Olimpíada de Matemática recebem premiação em Cruzeiro do Sul

Em solenidade no auditório do Núcleo da Secretaria de Estado de Educação e Esporte (NSEE), foi feita a entrega das premiações da VII Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), realizada em 2011, cuja lista de premiados foi divulgada no dia 13 de fevereiro.

Ivi Moura tem 12 anos e ganhou medalha de bronze nas Olimpíadas (Foto: Onofre Brito)

Ivi Moura tem 12 anos e ganhou medalha de bronze nas Olimpíadas (Foto: Onofre Brito)

Iniciada em 2005, a OBMEP visa estimular o estudo e a melhoria do ensino de Matemática e é destinada a todos os estudantes do rnsino fundamental (a partir do 6ª ano) eeEnsino médio das escolas públicas de todo o Brasil, contribuindo assim para a descoberta precoce de talentos para as ciências em geral.

Presente à solenidade, o diretor de Ensino da SEE, Josenir Calixto, destacou a participação de alunos cruzeirenses nas diversas edições da OBMEP e o trabalho de professores e diretores das escolas. “Isso demonstra que temos talentos na região”, disse. Para ele, o desafio agora é fazer com que mais escolas sejam premiadas nas próximas edições.

O coordenador de Educação no Vale do Juruá, Zequinha Lima, também prestigiou o evento. “Além da premiação, de orgulharem escolas e pais, os alunos têm uma bolsa científica para continuarem seus estudos e, além disso, um acompanhamento especial para que possam desenvolver ainda mais as atividades em matemática.

A estudante Hadassa Carneiro ganhou bronze e ainda garantiu prêmio para a Escola Dom Henrique Ruth (Foto: Onofre Brito)

A estudante Hadassa Carneiro ganhou bronze e ainda garantiu prêmio para a Escola Dom Henrique Ruth (Foto: Onofre Brito)

Premiados

O Acre vem tendo participação significativa na OBMEP. Os alunos vencedores são contemplados com uma bolsa de iniciação científica pelo período de um ano, no valor de R$ 100, e ainda participam de estágio com duração de 10 meses com material e professores preparados pela OBMEP. Além dos alunos, escola e professores também são premiados
pelo desempenho de seus alunos. Em Cruzeiro do Sul, nesse quesito, foram premiadas uma professora e uma escola.

A professora Enedina da Silva Azevedo (Escola São José) foi contemplada com um computador portátil e um pacote de programas livres relacionados ao ensino de matemática. A escola Dom Henrique Ruth ganhou computador portátil e kit de projeção móvel, enquanto a Escola São José recebeu troféu de escola campeã, por ter o maior número de alunos premiados.

O estudante Ivi Fernando de Souza Moura tem 12 anos e frequenta a 9ª série do ensino fundamental na Escola São José. Medalha de bronze nesta edição, ele já tinha obtido menção honrosa em 2010. “Desde criança a matemática é minha paixão. Quero ser cientista”, disse.

 

Diretor de Ensino da SEE, Josenir Calixto diz que meta agora é fazer com que mais escolas sejam premiadas (Foto: Onofre Brito)

Diretor de Ensino da SEE, Josenir Calixto diz que meta agora é fazer com que mais escolas sejam premiadas (Foto: Onofre Brito)

 

A estudante da Escola Dom Henrique Ruth, Hadassa Carneiro, também recebeu medalha de bronze, sendo responsável pelo prêmio dado à sua escola. “Quando recebi a notícia fiquei muito feliz, porque é minha primeira medalha, mas antes eu já tinha conseguido uma menção honrosa. Eu sempre gostei de matemática”, revelou.

{xtypo_rounded2}

Alunos que receberam Certificado de Menção Honrosa:

Andressa Maciel, Amanda Cruz e Vitória Cordeiro (Escola São José), Bruno Menezes (Escola Maria Lima), Rafaela Rodrigues (Escola Presbiteriana), Andressa Nascimento e Eric de Souza (Escola Professor Flodoardo Cabral), Alana Camila Coelho e Patrick Thanus (Escola Dom Henrique Ruth).

Alunos que receberam medalha de bronze:

José Irlan e Ivi Fernando (Escola São José) e Hadassa Carneiro (Escola Dom Henrique Ruth).{/xtypo_rounded2}

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter