Uma equipe de profissionais da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) esteve em Capixaba nesta semana, onde se reuniu com gestores de saúde, Conselho Municipal de Saúde, vereadores e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) daquele município, para debater o fortalecimento da Atenção Básica e os avanços nos serviços de média e alta complexidade que são ofertados pelo SUS no Acre.
A construção de uma Unidade Mista de Saúde e a garantia de encaminhamentos para rede de referência dos pacientes que precisam de atendimento fora do domicílio foram alguns dos assuntos abordados durante o encontro.
“Buscamos a excelência na oferta de serviços de saúde. Temos uma gestão comprometida que não mede esforços para fortalecer as ações de saúde nos municípios e melhorar o acesso da população a serviços de saúde de qualidade e resolutivos”, disse Moisés Viana, gerente de Complexo Regulador da Sesacre.
Para a secretária Municipal de Saúde de Capixaba, Carminha Guimarães, a parceria do Estado é fundamental para o fortalecimento do SUS nos municípios. “É importante para continuarmos avançando na promoção de saúde e na prevenção de doenças. Dessa reunião saíram propostas interessantes que, com certeza, trarão muita alegria para nossa população que dependem do SUS”, comentou.
Segundo informou Viana, em dezembro de 2015, o secretário de Estado de Saúde, Armando Melo, esteve reunido com a gestão de Capixaba para assinar um Termo de Cooperação Técnica entre o Estado e o Município. “Nesse momento, o Estado entra como parceiro para ajudar em algumas ações da Atenção Básica, e em breve daremos início ao processo da construção de uma unidade mista, com ajuda de emenda parlamentar”, ressaltou.