O Banco da Amazônia inaugurou na manhã desta segunda-feira, 23, sua primeira agência em Plácido de Castro, distante cerca de 100 quilômetros da capital acreana. A cidade parou para prestigiar a solenidade, que reuniu autoridades políticas e religiosas e a comunidade. Agora, os clientes do banco não precisarão mais se deslocar até Rio Branco para cuidar de seus negócios ou realizar novos investimentos e movimentações financeiras.
A agência conta com bonitas e modernas instalações, seis funcionários – em breve serão nove – e terminais de autoatendimento. Agora são nove as agências do Banco da Amazônia em todo o Estado. Plácido de Castro tem quase 18 mil habitantes e sua economia é voltada principalmente para a pecuária, comércio e prestação de serviços.
O Banco da Amazônia completou 70 anos no mês passado, comemorando ser o banco que gera 70% de todo o crédito da região amazônica. A nova agência faz parte da política de expansão da rede de atendimento, e o banco tem inaugurado até duas agências por mês nos últimos anos, sendo 120 espalhadas pela Amazônia.
O vice-governador do Estado, César Messias, esteve presente à solenidade e lembrou a importância do banco para o Estado, participando do aumento de 116% nos investimentos da Agricultura Familiar. Ele citou até mesmo seu pai, um dos primeiros a abrir conta no banco quando ele se instalou no Estado. Segundo César Messias, o Acre está vivendo um momento muito especial. “Temos que voltar nosso olhar para a produção, para o desenvolvimento, e o Banco da Amazônia sempre foi um dos grandes parceiros do nosso governo nessa empreitada. Todos aqui estão de parabéns”, concluiu.
José Roberto da Costa, superintendente do Banco da Amazônia no Acre, também participou da solenidade “Este momento, com a inauguração desta agência, vai ser um facilitador para o desenvolvimento da região. É uma vitória do povo da cidade. Esta inauguração acontece na mesma época do verão amazônico, quando nossos investimentos tendem a aumentar. Nós temos a meta de aplicar só no Acre 281 milhões de reais até o fim do ano.”
O presidente do Banco da Amazônia, Abdias Júnior, veio pessoalmente ao Estado para a inauguração da nova agência. Ele agradeceu o empenho da equipe de funcionários, que nas últimas semanas trabalharam de forma redobrada para a inauguração. “A gente tem visto o Estado do Acre surgindo. São momentos de muita glória. Vemos os projetos, a integração e a gestão moderna do governo, e temos a oportunidade de trabalhar e apostar nessas oportunidades”, disse o presidente.
Abdias Júnior também lembrou que as comemorações dos 70 anos do Banco da Amazônia estão acontecendo em todo o Norte do país. Em Rio Branco, a festa será no dia 21 de setembro.