O Comitê de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas se reuniu pela primeira vez nesta segunda-feira, 23, para analisar as ações que vinham sendo definidas e desenvolvidas pela Comissão Estadual de Enfrentamento ao Crack, formada por secretarias do Estado e da prefeitura de Rio Branco.
Na comissão ficou pactuada a necessidade de mudanças urgentes que substituam o Hosmac como referência de internação de usuários de drogas e a implantação de Centros de Atendimento Psicossocial de Álcool e Drogas (Caps). O Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb) já dispõe de espaço com 18 leitos para atendimento de dependentes que necessitam de atendimento médico, e pelo menos um dos Caps já estará atendendo em 40 dias.
Com o pacto de adesão, o Acre começa a se fortalecer com ações para aumentar a oferta de tratamento de saúde e atenção aos usuários de drogas, para enfrentar o tráfico e as organizações criminosas e para ampliar atividades de prevenção. O governo federal vai investir no Acre R$ 13,3 milhões até 2014.