Sesacre promove oficina sobre importância da Vitamina A

Equipe da Sesacre participou de oficina sobre a vitamina A, com a nutricionista Deltirene Cardoso (Foto: Narah Souza/Sesacre)

Equipe da Sesacre participou de oficina sobre a vitamina A, com a nutricionista Deltirene Cardoso (Foto: Narah Souza/Sesacre)

Nesta quinta- feira, 19, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), por meio da Divisão Estadual de Alimentação e Nutrição realizou, no auditório do Hotel Loureiro, a Oficina de Formação para Expansão do Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A. O encontro teve a participação dos profissionais de saúde da atenção primária e da rede hospitalar de 12 municípios acreanos.

De acordo com a nutricionista Deltirene Cardoso, no Acre apenas quatro municípios eram contemplados com o Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A. Após o lançamento do Programa Brasil Carinhoso, que tem como objetivo combater a miséria ainda na primeira infância – até seis anos de idade – houve um reforço nas ações de alimentação e nutrição, ampliando o programa para atender crianças dos 22 municípios do estado. A ação vai ocorrer durante a 2ª etapa da Campanha Nacional de Vacinação, em agosto.

Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A

Consiste na suplementação de megadose de Vitamina A, para crianças entre seis a cinquenta e nove meses e puérperas (mulheres que deram à luz) no pós-parto imediato. “Além de receber a megadose, as famílias são incluídas em atividades de educação alimentar que incentivam inclusive a amamentação, pois o leite materno é uma importante fonte dessa vitamina. Também são orientadas a incluir em sua mesa alimentos regionais ricos em vitamina A, como, por exemplo, jerimum, cenoura, manga, mamão, pupunha e couve, entre outros”, informa a nutricionista.

Deltirene lembra ainda que a vitamina A é importante para as crianças até os cinco anos de idade, porque reduz a gravidade das infecções e promove a recuperação mais rápida de diarréias e infecções respiratórias, mantém a saúde da visão e dos olhos, além de ser fundamental para o crescimento e desenvolvimento saudáveis da criança.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter