A Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan), por meio do Departamento de Estudos e Pesquisa, executa pelo décimo ano consecutivo a Pesquisa de Volume dos Negócios realizados na maior feira de negócios do Acre. Durante os nove dias do evento, 16 pesquisadores estarão em campo coletando e consolidando informações de negócios por setor – bancos, veículos e máquinas, alimentação e bebidas, leilões, indústria, produtos agropecuários, ambulantes, comércio e serviços.
A Expoacre hoje é um dos maiores eventos de negociação no Estado, proporcionando aos empresários, produtores e vendedores a divulgação e negociação de seus produtos. A mensuração da movimentação financeira em negociações, realizada desde 2003, constitui um importante mecanismo de avaliação.
Segundo o relatório consolidado de 2011, desde 2008 o volume de negócios realizados na Expoacre supera as expectativas. Comparando o valor de 2011 com o de 2008, que também pode ser encontrado na publicação “Acre em Números” do ano passado, verifica-se um aumento de 375% no período, o que representa um crescimento médio anual de 62%. Em 2011, o volume negociado chegou a mais R$ 130 milhões, superando em 34% o valor de 2010.
Para Arlene Souza da Silva, diretora do Departamento de Pesquisa, “todo esse trabalho é muito importante para medir o crescimento das negociações, que contribuem com a economia do Estado, já que sempre há a presença de novos investidores”.
Após o período da feira é feito um comparativo com os dados de volumes de negócios na Expoacre do ano anterior e todas as informações são divulgadas em relatório.