Em clima de muita comemoração e agradecimentos, foram realizadas na última quarta-feira, 18, as cerimônias de inauguração das novas instalações de duas escolas em Capixaba, contando com a participação da equipe da Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE) e da comunidade capixabense.
Localizada no Ramal Tracoá, km 100 da BR-317, a Escola Estadual Rural de Ensino Fundamental Ariston Ferreira Cunha recebe o nome do seringueiro e agricultor nascido no ano de 1928, em Xapuri, que, mesmo sem estudo, tinha grande preocupação com o papel transformador da educação. Falecido há cinco anos, foi também colaborador da construção de escolas para filhos de seringueiros no seringal Remanso.
A instituição atende 197 alunos da BR-317, da Reserva Extrativista São Luiz do Remanso e do Projeto de Assentamento São Gabriel, oferecendo os cursos de ensino fundamental (6º ao 9º ano), médio e ensino de jovens e adultos (EJA). Com as novas instalações, recebeu reformas em três salas de aula, ampliação do refeitório e restauração da área externa.
“A reforma da nossa escola veio em tempo para continuarmos o bom trabalho com os alunos, sendo sempre auxiliados pela comunidade, que participa ativamente de nossas atividades e dos assuntos referentes à educação de seus filhos”, disse a diretora da escola, Maria Selma Pires Trindade.
Alunos da Escola Nova Esperança fizeram apresentações culturais
Os 469 alunos do Assentamento Alcoobras também participaram da comemoração da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Nova Esperança, que atende os três turnos e possui classes de pré-escolar até o 5º ano, ensino fundamental, médio e EJA, atendendo à clientela de todos os ramais da Alcoobras.
Para o público que veio prestigiar o evento, os alunos realizaram apresentações culturais que transmitiam as atividades da escola, como dança coreografada e a história da instituição adaptada para literatura de cordel.
Edilheno de Souza Gomes, diretor da escola, enfatizou a importância da colaboração entre o governo e os municípios, e que “tudo o que é recebido pela comunidade é pensado para a melhora das condições de vida. Não adianta apenas o professor qualificado e o ambiente físico adequado, é necessário que haja alunos com vontade de aprender, dentro e fora da sala de aula”, reforçou.
Para o secretário da SEE, Daniel Zen, o acesso à educação de qualidade em todos os municípios do Acre continua sendo uma das principais prioridades da sua pasta. “Os investimentos realizados visam garantir que o ensino-aprendizagem possa ter resultados máximos, e isso se reflete nas oportunidades conquistadas pelos nossos alunos. A garantia de educação está no modo como as relações entre gestores, professores e alunos crescem e cooperam para uma evolução contínua”, explicou Zen.
{xtypo_rounded2}
Investimentos financeiros das escolas:
– Escola Ariston Ferreira Cunha: R$ 234.368,79
– Escola Nova Esperança: R$ 1.240.310,58
{/xtypo_rounded2}