As comunidades ribeirinhas da região dos rios Japiim e Moa, localizadas em Mâncio Lima, receberam na quarta-feira, 18, um reforço nos atendimentos realizados pelas equipes do Saúde da Família depois que o governador Tião Viana e a secretária de Saúde, Suely Melo, entregaram um barco-hospital e uma canoa de alumínio com recursos do ProAcre.
O governador Tião Viana revelou que somente em Mâncio Lima estão sendo investidos R$ 370 mil e os custos de manutenção do programa Saúde da Família chegam a R$ 250 mil por ano.
“Isso é um esforço muito grande do Governo do Estado e da Secretaria de Saúde e, nós precisamos dessas parcerias entre o Governo e a Prefeitura, porque 300 comunidades até poucos anos não tinham a presença do Estado e hoje tem a visita de equipes de saúde, de programas como esse que levam remédios, médicos, dentistas, agentes de saúde que melhoram a qualidade de vida, que protegem crianças e idosos. Isso me anima muito e fortalece o compromisso com quem precisa do Estado, que são mais pobres”, garante o governador.
A secretária de Saúde, Suely Melo observa que o Saúde da Família é um programa de inclusão social que requer grande esforço do Governo já que os municípios, sozinhos, não seriam capazes de fazê-lo.
“Nos municípios que são banhados por muitos rios nós utilizamos barcos, nos que possuem mais ramais nós utilizamos caminhonetes para levar assistência para os locais de difícil acesso. Fazemos isso porque sabemos essas comunidades têm muita carência, não têm uma estrutura que os apoie sistematicamente. Sete vezes por ano esse barco desce e passa 20 dias atendendo a comunidade”, disse a secretária.
O deputado federal Thaumaturgo Lima frisou que só quem sabe o valor dos barcos são as famílias que vivem nas margens dos rios Japiim e Moa. “A dificuldade é grande para essas famílias descerem para terem atendimento médico. Essas famílias enfrentam muitos sacrifícios, mas agora com o ProAcre a saúde está indo até onde estão os nossos irmãos, nos lugares de mais difícil acesso”, destacou o parlamentar.
Thaumaturgo Lima lembrou que garantir saúde às comunidade é uma obrigação do Estado, porém na região de Mâncio Lima isso só se tornou realidade a partir de 1999, quando Tião exercia mandato de senador que mostrou sua preocupação em fortalecer e investir nos programas de Saúde da Família e Saúde Itinerante.
Também participaram da entrega dos barcos os deputados estaduais Elson Santiago, Eber Machado e Jonas Lima e os secretários Mâncio Lima, Lourival Marques e Edvaldo Magalhães.
Galeria de imagens