Profissionais de saúde são capacitados para identificar acidentes de trabalho graves

Onze hospitais do Estado foram qualificados pela Secretaria de Saúde (Sesacre) como Unidades Sentinelas para a Saúde do Trabalhador, e os servidores que neles atuam estão recebendo, do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), capacitação para identificar acidentes de trabalho graves.

De acordo com o responsável pelo Cerest/AC, Wendell Braga, a ação faz parte da Política Nacional de Saúde do Trabalhador. Em Rio Branco, aproximadamente 1.500 acidentes de trabalho são registrados no Hospital de Urgência e Emergência (Huerb). “Nosso objetivo é identificar os acidentes, conhecer as causas determinantes e os locais onde esses acidentes ocorrem, para promover a prevenção e reduzir a mortalidade e morbidade por essa causa”, destaca Braga.

No período de 9 a 31 deste mês, o Cerest promove no Huerb as capacitações para enfermeiros e médicos plantonistas da emergência clínica, traumática e ortopedia, bem como para servidores que atuam nas seguintes áreas: Núcleo de Vigilância Epidemiológica (Nuveh), Serviço de Atendimento Médico (Same), acolhimento e classificação de risco. “Os profissionais são capacitados para identificar, diagnosticar e notificar os acidentes de trabalho graves que derem entrada nesta unidade”, afirma Braga.

Além de atender a capital, a atividade será desenvolvida em Cruzeiro do Sul, Feijó, Tarauacá, Sena Madureira, Acrelândia, Plácido de Castro, Senador Guiomard, Brasileia, Epitaciolândia e Xapuri, no período de 23 de julho a 21 de agosto.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter