Acre sedia I Semana de Cusco no Brasil

 

Pontos turísticos da capital, acreana, como o Palácio do Governo devem ser visitados durante o evento (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Pontos turísticos da capital acreana, como o palácio do governo, devem ser visitados durante o evento (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Entre 17 e 19 de julho, Rio Branco sediará a I Semana de Cusco no Brasil. Esta será a primeira ação para promover o turismo peruano nos Estados brasileiros mais próximos: Acre, Rondônia, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. A proposta é integrar Brasil-Peru para possibilitar a criação de rota turística entre Atlântico e Pacífico, chamada La Gran Via del Sol (GVS).

Além de trabalhar o turismo, a Semana de Cusco abordará a geração estratégica de benefício mútuo entre a Macrorregião Sul do Peru e as regiões Amazônica e Mato-Grossense sobre os pilares sociocultural, político e econômico.

Na programação estão agendados encontros políticos bilaterais, reuniões empresariais, amostras gastronômicas, exposições artísticas com fotos, vídeos, artes plásticas, dança, música e ainda desfile de moda cusquenha.

O Brasil é um dos destinos preferidos de turistas estrangeiros. Em 2008, 48.260 turistas peruanos visitaram o Brasil. E em 2009, chegaram ao Peru 81.000 turistas brasileiros. A Semana de Cusco no Brasil pretende incentivar a integração Cusco-Brasil, através da promoção de atrações turísticas, econômicas e econômico-comercial cusquenha em relação ao Brasil, além de incrementar o fluxo de turistas brasileiros para 150 mil visitantes em 2015, articular um esforço cooperativo entre a cadeia comercial peruana e brasileira, posicionar e desenvolver a imagem de Cusco e estreitar as relações com o Brasil.

O evento é patrocinado pelo Governo Regional, Mincetur, PromPeru, Ministério das Relações Exteriores, Ministério da Cultura, DIRCETUR, CARTUC, AATC, Câmara de Comércio de Cusco, Governo Federal do Brasil, Governo do Estado do Acre, Prefeitura Municipal de Rio Branco, com apoio da Interoceânica Sul, Fecomércio (AC) e outros empreendimentos importantes, como o Via Verde Shopping, o shopping do Acre.

Programação

A abertura no dia 17 de julho será feita como Encontro Político entre os governantes do Acre e Peru, para discutir assuntos de interesse de ambos, e seguirá com o Encontro Empresarial e a Rodada de Negócios, envolvendo o governo peruano, Federação do Comércio de Bens e Fecomércio. Na noite do dia 17 será oferecido pela primeira-dama do Estado do Acre, Marlúcia Cândida, o Jantar de Gala promovendo o intercâmbio da cozinha local com a regional de Cusco. Chefs renomados participarão na preparação de pratos dos Andes, com o objetivo de incentivar a troca de culturas através da culinária de fusão de ambos os países.

Do dia 17 até 20 de julho, no Restaurante Afa Gourmet, do Via Verde Shopping, Restaurante Afa Bistrô, no centro da cidade, e Restaurante O Paço, chefes apresentarão pratos típicos andinos com toques amazônicos. Durante toda a programação, será servido nos locais das exposições e mostras a bebida tradicional de Cusco, o Pisco, oferecendo aos participantes a oportunidade de conhecer os costumes e também a gastronomia dos Andes.

Também entre os dias 17 e 20 de julho, a exposição fotográfica 100 anos de Machupicchu’ no Via Verde Shopping, mostrará imagens da rodovia Interoceânica. Serão vídeos e amostras plásticas contemporâneas celebrando o centenário de Machupicchu e a ligação Brasil-Peru via terrestre. Intervenções artísticas de música e dança andina serão apresentadas durante esses dias em vários pontos da cidade.

No dia 18 de julho, no Cine Teatro Recreio, ocorrerá o Seminário Acadêmico “Visão Histórica e contemporânea da cultura andina”. Com os palestrantes Ricardo Ruiz Caro e Carlos Milla, o seminário objetiva retratar a visão dos ancestrais e os valores da cultura andina.

O encerramento da Semana de Cusco no Brasil, na quinta-feira, 19, se dará com o grande desfile de moda,“Cusco Always in Fashion (CAF BRASIL)”, na Kia Motors. Nove estilistas mostrarão suas coleções inspiradas no ano sacro andino de Cusco.Apresentando o Ethical Fashion Show com Melange,coleção Machu Picchu com a participação de empresas associadas ao Textil e Export House Cusco, que incluem peças de vicunha, alpaca e algodão pyma. Os horários de todos os eventos ainda não estão disponíveis, mas serão divulgados assim que forem definidos.

Mais informações e imagens, acesse: http://www.vivacusco.com

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter