Assis Brasil é o primeiro município do Acre em que o governo do Estado se aproxima de terminar o apoio à inscrição no Cadastro Ambiental Rural (CAR).
Na última semana, as equipes do CAR garantiram o cadastramento de 98% das pequenas propriedades do município.
Em parceria com o governo do Estado, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Assis Brasil e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), realizaram um mutirão para atender a última demanda identificada, em cinco dias.
“Esses 2% que sobraram para que a gente concluísse o trabalho são de propriedades que precisam regularizar alguma situação documental ou aqueles que não conseguiram toda a documentação necessária. O prazo para fazer o CAR segue até maio de 2016. Então, até lá esses produtores ainda podem fazer o cadastro”, informou o coordenador de geoprocessamento do CAR no Acre, Claudio Cavalcante.
Foram 150 imóveis do Seringal São Francisco, das associações Iracema e Livramento. Nesta fase final de apoio à inscrição, quase 100% das pequenas propriedades do município foram cadastradas pelo governo.
“Esses foram os dados apresentados pelo sindicato de trabalhadores e pelo Incra, referentes às propriedades que estão abaixo de quatro módulos fiscais e se encaixam no perfil de atendimento oferecido, gratuitamente, pelo governo”, disse o coordenador.
No início do próximo ano, as equipes do CAR devem realizar o mesmo mutirão em outros municípios do Alto e Baixo Acre, a fim de dar celeridade às inscrições e garantir a adesão de todos os pequenos produtores. Até o momento, mais de 33 mil imóveis rurais do Acre já estão inscritos.
O CAR é uma ferramenta prevista no Novo Código Florestal Brasileiro que oferece a oportunidade de regularização ambiental aos produtores rurais.