Investir na formação de professores e técnicos da educação fortalece o ensino. Ciente disso, o governo do Estado tem posto como umas das prioridades da gestão a qualificação profissional. Em 2015, foram oferecidas mais de mil vagas para graduação, 600 para especializações e 360 para cursos técnicos.
Segundo Cleide Prudêncio, diretora de Inovação da Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE), nos últimos anos diversas parcerias foram firmadas para garantir os avanços.
Graças às parcerias com a Universidade Federal do Acre (Ufac), a Universidade de Brasília (UnB) e a Universidade Federal do Amazonas (Ufam), foram ofertados cursos de Letras, Pedagogia, Administração Pública, Artes Visuais, Teatro, Música e Matemática em oito municípios acreanos.
Para Jussara Lima, que está cursando Artes Visuais pela UnB, além de lhe render o título de nível superior, o curso vai prepará-la para o magistério. “Quando terminar, pretendo ser professora nessa área”, disse.
Na pós-graduação, as especializações são Planejamento e Implementação, Gestão de Educação a Distância (Pigead), Gênero e Raça, Educação para a Saúde na Escola, Desenvolvimento em Educação e Inclusão Escolar, Novas Tecnologias para o Ensino da Matemática, e Escola de Gestores.
Essas atividades seguem distribuídas nos oito Centros de Educação Permanente (Cedups) existentes no Acre, localizados em Acrelândia, Brasileia, Cruzeiro do Sul, Feijó, Sena Madureira, Tarauacá, Xapuri e Rio Branco.
Na segunda quinzena de dezembro, foi realizada a formatura dos cursos técnicos Multimeios Didáticos e Secretaria Escolar, que integram o Programa de Formação Inicial em Serviço dos Profissionais da Educação Básica dos Sistemas Público de Ensino (Profuncionário), em Rio Branco.
Ofertado em parceria com o Instituto Federal do Acre, esses estão em andamento em Plácido de Castro, Acrelândia e Senador Guiomard.